Estudo virtual em tempos de distanciamento: uma análise sobre o impacto do isolamento social na rotina de estudos de universitários
Resumo
Este artigo trata do engajamento com as recomendações de isolamento social e as implicações percebidas na rotina de estudos a partir do olhar dos universitários. Através da elaboração e aplicação de um questionário, buscou-se discutir aspectos como Concordância, Engajamento, Impacto, Satisfação, Tempo, Carga de trabalho, Ansiedade, Tristeza e desânimo, Apoio das tecnologias e Aproveitamento e experiência. Como resultado, concluiu-se que os estudantes da amostra se sentem comprometidos e concordam em seguir as recomendações de isolamento social. Por fim, na rotina de estudos impactam: tempo dedicado, preocupação e ansiedade, sentimentos de tristeza e desânimo.
Palavras-chave:
Processo de estudo, Distanciamento social, Implicações na rotina de estudos
Referências
Brooks, S. K. et al. (2020) The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. In: The Lancet, v.395, n.10227, March 14, p.912–20. Disponível em: . Acesso em: jul. de 2020.
Li, Q. et al. (2020) Early Transmission Dynamics in Wuhan, China, of Novel Coronavirus-Infected Pneumonia. In: The New England journal of medicine, v.382, n.13, p.1199–1207.
Olasina, G. (2019) Human and social factors affecting the decision of students to accept e-learning. In: Interactive Learning Environments, 03 April, v.27(3), pp.363-376. Disponível em:. Acesso em: jul. de 2020.
OMS. (2020) Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Atualizada em 13 de abril. Disponível em:. Acesso em: jul. de 2020.
Rich, M. (2013) As mídias e seus efeitos na saúde e no desenvolvimento de crianças e adolescentes: reestruturando a questão da era digital. Em: C. N. Abreu, E. Eisenstein e S. G. B. Estefenon (Orgs). In: Vivendo esse mundo digital: impactos na saúde, na educação e nos comportamentos sociais. Porto Alegre: Artmed.
Soares, R. O.; Bagatini, D. D. S.; Reategui, E. B.; Biasuz, M. C. V.; Zaffaroni, F. (2018) Uso da Internet por Estudantes Universitários: um Campo de Estudo Emergencial. In: Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE), v.17, p.1-11.
Usher, K.; Bhullar, N.; Jackson, D. (2020) Life in the pandemic: Social isolation and mental health. In: Journal of clinical nursing. Disponível em:. Acesso em: jul. de 2020.
Van Doremalen, N. et al. (2020) Aerosol and Surface Stability of SARS-CoV-2 as Compared with SARS-CoV-1. In: New England Journal of Medicine, 17 mar. Disponível em:. Acesso em: jul. de 2020.
Wolfers, L. N.; Festl, R.; Utz, S. (2020) Do smartphones and social network sites become more important when experiencing stress? Results from longitudinal data. In: Computers in Human Behavior, v.109, March, p.1-11, Disponível em:. Acesso em: jul. de 2020.
Li, Q. et al. (2020) Early Transmission Dynamics in Wuhan, China, of Novel Coronavirus-Infected Pneumonia. In: The New England journal of medicine, v.382, n.13, p.1199–1207.
Olasina, G. (2019) Human and social factors affecting the decision of students to accept e-learning. In: Interactive Learning Environments, 03 April, v.27(3), pp.363-376. Disponível em:
OMS. (2020) Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Atualizada em 13 de abril. Disponível em:
Rich, M. (2013) As mídias e seus efeitos na saúde e no desenvolvimento de crianças e adolescentes: reestruturando a questão da era digital. Em: C. N. Abreu, E. Eisenstein e S. G. B. Estefenon (Orgs). In: Vivendo esse mundo digital: impactos na saúde, na educação e nos comportamentos sociais. Porto Alegre: Artmed.
Soares, R. O.; Bagatini, D. D. S.; Reategui, E. B.; Biasuz, M. C. V.; Zaffaroni, F. (2018) Uso da Internet por Estudantes Universitários: um Campo de Estudo Emergencial. In: Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE), v.17, p.1-11.
Usher, K.; Bhullar, N.; Jackson, D. (2020) Life in the pandemic: Social isolation and mental health. In: Journal of clinical nursing. Disponível em:
Van Doremalen, N. et al. (2020) Aerosol and Surface Stability of SARS-CoV-2 as Compared with SARS-CoV-1. In: New England Journal of Medicine, 17 mar. Disponível em:
Wolfers, L. N.; Festl, R.; Utz, S. (2020) Do smartphones and social network sites become more important when experiencing stress? Results from longitudinal data. In: Computers in Human Behavior, v.109, March, p.1-11, Disponível em:
Publicado
24/11/2020
Como Citar
BAGATINI, Daniela D. S.; SOARES, Rodrigo O.; BARROS, Eriko Bruno C.; SILVEIRA, Gustavo Francisco S..
Estudo virtual em tempos de distanciamento: uma análise sobre o impacto do isolamento social na rotina de estudos de universitários. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
p. 792-801.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.792.