Um Framework Conceitual para Recomendação de Estratégias de Aprendizagem utilizando Motivação e Trilhas de Aprendizagem

Resumo


Este artigo descreve um framework conceitual para a recomendação de estratégias de aprendizagem utilizando a teoria das metas de realização e trilhas de aprendizagem. O framework é composto pelo modelo do estudante, estratégias de aprendizagem, módulo de classificação e módulo recomendação. O estudante visualiza as recomendações e as avalia. Com essa avaliação é possível aferir se a estratégia recomendada é significativa para o aluno e em paralelo se está, de fato, correlacionada com a sua motivação. Até o presente momento, os alunos têm dado boas avaliações às estratégias recomendadas.
Palavras-chave: estratégias de aprendizagem, recomendação, teoria de metas de realização, motivação, trilhas de aprendizagem

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Publicado
24/11/2020
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RAMOS, David Brito; RAMOS, Ilmara Monteverde Martins; GASPARINI, Isabela; OLIVEIRA, Elaine Harada Teixeira de. Um Framework Conceitual para Recomendação de Estratégias de Aprendizagem utilizando Motivação e Trilhas de Aprendizagem. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 872-881. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.872.