Perspectivas de Design Participativo Utilizando Brain Draw

Resumo


Esta pesquisa trata da aplicação da técnica Brain Draw, utilizada em design participativo, adaptada e contextualizada para aumentar as possibilidades de comunicação de crianças autistas ao expressarem suas prioridades na configuração de espaços compartilhados de estudo. Nesta perspectiva, usando modelos de design inclusivo, priorizamos a participação das crianças autistas, em todas as fases do projeto. No entanto, há duas dificuldades principais: a primeira é que se tratando de crianças tem-se que usar atividades de feedback imediato, a outra é que sendo autistas ainda possuem dificuldade de expressão. Os resultados são discutidos para projetar perspectivas futuras de evolução e uso da técnica para outros contextos.
Palavras-chave: Design Participativo, Brain Draw, Transtorno do Espectro Autista

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Publicado
24/11/2020
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FERREIRA, Rallyson dos Santos; CASTRO, Thaís Helena Chaves de. Perspectivas de Design Participativo Utilizando Brain Draw. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 882-891. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.882.