Geração de Sequências Curriculares Adaptativas baseada no Perfil dos Alunos e Materiais Didáticos utilizando o Algoritmo NSGA-III

Resumo


O problema do Sequenciamento Curricular Adaptativo (SCA) vem sendo tratado na literatura com abordagens meta-heurísticas e com técnicas que o reduz a um problema de otimização mono-objetivo. Os objetivos utilizados são, em sua maioria, conflitantes, ou seja, uma melhora em um desses objetivos não resulta, necessariamente, na melhora dos demais. Assim, o objetivo desse artigo é propor uma nova abordagem para o SCA baseada em otimização com muitos objetivos utilizando o algoritmo NSGA-III. Embora seja uma solução ainda não explorada, se mostrou adequada para o problema, de acordo com experimentos realizados em laboratório.
Palavras-chave: Sequências Curriculares Adaptativas, NSGA-III, Tutores Inteligentes

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Publicado
24/11/2020
AQUINO, Bernadete; SOUZA, Jairo; GONÇALVES, Luciana Brugiolo; SOARES, Stênio Sã Rosário Furtado. Geração de Sequências Curriculares Adaptativas baseada no Perfil dos Alunos e Materiais Didáticos utilizando o Algoritmo NSGA-III. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 902-911. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.902.