Identificação de perfis de interação de estudantes de educação a distância por meio de técnicas de agrupamentos

Resumo


Segundo o Ministério da Educação, em 2017, o número de estudantes de Educação a Distância (EAD) foi de, aproximadamente, 7,8 milhões. Essa quantidade de alunos resulta em um grande volume de dados, sendo estes armazenados em ambientes virtuais de aprendizagem, os quais possuem bases de dados com registros relevantes do contexto educacional. Desse modo, com a aplicação de técnicas de mineração de dados educacionais, este trabalho identificou perfis dos estudantes de cursos ofertados na modalidade a distância pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. Foi possível observar a distribuição dos clusters com Baixa, Média e Alta Interação como perfil principal dos alunos. A partir disso, foi possível extrair novos conhecimentos que poderão contribuir para o aperfeiçoamento dessa modalidade nas instituições.
Palavras-chave: Mineração de dados educacionais, KDD

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Publicado
24/11/2020
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RAMOS, Jorge Luis Cavalcanti; SANTOS, Laís Fernanda Leite; SILVA, João Carlos Sedraz; RODRIGUES, Rodrigo Lins. Identificação de perfis de interação de estudantes de educação a distância por meio de técnicas de agrupamentos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 932-941. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.932.