Uma Análise entre Boas Práticas de Feedback em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Resumo


O feedback tem um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem. É através dele que os professores enviam informações relevantes para que os alunos compreendam os assuntos e atividades, além de fomentar a auto-regulação. Contudo, a atividade de escrever e enviar o feedback não é fácil, podendo inclusive levar a desmotivação dos alunos. Diante disto, a literatura educacional apresenta vários trabalhos que propõe boas práticas para elaboração de feedback textual. Este trabalho tem como objetivo analisar a relação entre diferentes teorias de boas práticas para escrita de feedback. Os resultados mostram que algumas características são similares, mas outras não estão listadas em todas as teorias analisadas. Conclui-se que uma combinação dessas teorias podem resultar em um feedback com maior qualidade.
Palavras-chave: Feedback Educacional, Mineração de Texto, Ambientes Virtuais de Aprendizagem

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Publicado
24/11/2020
CAVALCANTI, Anderson Pinheiro; ROLIM, Vitor Belarmino; MELLO, Rafael Ferreira Leite de; FREITAS, Frederico Luiz Gonçalves de. Uma Análise entre Boas Práticas de Feedback em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 962-971. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.962.