Avaliação de Repositórios de Objetos de Aprendizagem com Métodos multicritérios baseada em Indicadores de Qualidade
Resumo
Repositórios de Objetos de Aprendizagem (ROA), são plataformas apropriadas para o armazenamento de Objetos de Aprendizagem (OAs). Eles facilitam que os recursos educacionais possam ser encontrados e reutilizados. Porém, a grande variedade de ROAs e recursos disponíveis, dificulta ao usuário encontrar um ROA que seja adequado em termos de suas necessidades. Nesse sentido, este trabalho apresenta um método para avaliação de ROAs que visa oferecer as melhores alternativas de acordo com as necessidades do usuário. O método proposto faz uso do Analytic Hierarchy Process (AHP) que visa, ao final, ranquear as mais adequadas alternativas de acordo com as requisições do usuário em virtude de um conjunto requerido de Indicadores e seus valores.
Palavras-chave:
Repositórios de Objetos de Aprendizagem, Indicadores de Qualidade, Analytic Hierarchy Process
Referências
[Braga 2015] Braga, J. C. (2015). Objetos de Aprendizagem Vol.1: introdução e fundamentos, volume 1 of Intera. Editora da UFABC, Santo Andre, SP.
[Cechinel et al. 2016] Cechinel, C., da Silva Camargo, S., Sicilia, M.-A., and Alonso, S. S. (2016). Mining models for automated quality assessment of learning objects. J. UCS, 22(1):94–113.
[Committee et al. 2002] Committee, L. T. S. et al. (2002). Ieee standard for learning object metadata. IEEE Standard, 1484(1):2007–04.
[Ince et al. 2019] ˙Ince, M., Yigit, T., and Is¸ık, A. H. (2019). A hybrid ahp-ga method for metadata-based learning object evaluation. Neural Computing and Applications,
31(1):671–681.
[Kurilovas 2013] Kurilovas, E. (2013). Mceqls approach in multi-criteria evaluation of quality of learning repositories. In Innovations in XML Applications and Metadata Management: Advancing Technologies, pages 96–117. IGI Global, Hershey, PA.
[Kurilovas et al. 2016] Kurilovas, E., Vinogradova, I., and Kubilinskiene, S. (2016). New mceqls fuzzy ahp methodology for evaluating learning repositories: a tool for technological development of economy. Technological and Economic Development of Economy, 22(1):142–155.
[Saaty 1980] Saaty, T. L. (1980). The analytic hierarchy process mcgraw-hill. New York, 324.
[Standardization 2016] Standardization, I. O. (2016). Systems and Software Engineering: Systems and Software Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE): Measurement of System and Software Product Quality. ISO, Geneva, Switzerland.
[Yigit et al. 2014] Yigit, T., Isik, A. H., and Ince, M. (2014). Multi criteria decision making system for learning object repository. Procedia-Social and Behavioral Sciences,
141:813–816.
[Cechinel et al. 2016] Cechinel, C., da Silva Camargo, S., Sicilia, M.-A., and Alonso, S. S. (2016). Mining models for automated quality assessment of learning objects. J. UCS, 22(1):94–113.
[Committee et al. 2002] Committee, L. T. S. et al. (2002). Ieee standard for learning object metadata. IEEE Standard, 1484(1):2007–04.
[Ince et al. 2019] ˙Ince, M., Yigit, T., and Is¸ık, A. H. (2019). A hybrid ahp-ga method for metadata-based learning object evaluation. Neural Computing and Applications,
31(1):671–681.
[Kurilovas 2013] Kurilovas, E. (2013). Mceqls approach in multi-criteria evaluation of quality of learning repositories. In Innovations in XML Applications and Metadata Management: Advancing Technologies, pages 96–117. IGI Global, Hershey, PA.
[Kurilovas et al. 2016] Kurilovas, E., Vinogradova, I., and Kubilinskiene, S. (2016). New mceqls fuzzy ahp methodology for evaluating learning repositories: a tool for technological development of economy. Technological and Economic Development of Economy, 22(1):142–155.
[Saaty 1980] Saaty, T. L. (1980). The analytic hierarchy process mcgraw-hill. New York, 324.
[Standardization 2016] Standardization, I. O. (2016). Systems and Software Engineering: Systems and Software Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE): Measurement of System and Software Product Quality. ISO, Geneva, Switzerland.
[Yigit et al. 2014] Yigit, T., Isik, A. H., and Ince, M. (2014). Multi criteria decision making system for learning object repository. Procedia-Social and Behavioral Sciences,
141:813–816.
Publicado
24/11/2020
Como Citar
SILVA, Rosymeire Oliveira da; FIORESE, Adriano.
Avaliação de Repositórios de Objetos de Aprendizagem com Métodos multicritérios baseada em Indicadores de Qualidade. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
p. 992-1001.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.992.