Uma discussão sobre a relação entre Segurança e Desempenho Acadêmico de estudantes do ensino médio apoiada por dados abertos conectados de Curitiba
Resumo
O objetivo deste trabalho é mostrar como utilizar dados abertos conectados como apoio na discussão sobre a relação entre educação e outros domínios sociais. O domínio escolhido para uma primeira discussão foi o da segurança, pela hipótese de que o ambiente social em que a escola está inserida pode influenciar no desempenho acadêmico e até evasão de estudantes. Com dados abertos da cidade de Curitiba foi possível notar algumas diferenças nos índices de aprovação e evasão em escolas de bairros mais e menos inseguros.
Palavras-chave:
Dados Abertos Conectados, Educação, Segurança
Referências
Bandeira, J., Ávila, T., Alcantara, W., Sobrinho, A., Bittencourt, I. I., and Isotani, S. (2015). Dados abertos conectados para a educação. Jornada de Atualização em Informática na Educação, 4(1):47–69.
Berners-Lee, T., Hendler, J., and Lassila, O. (2001). The semantic web. Scientific american, 284(5):34–43.
Bizer, C. and Seaborne, A. (2004). D2rq-treating non-rdf databases as virtual rdf graphs. In Proceedings of the 3rd international semantic web conference (ISWC2004), volume 2004. Proceedings of ISWC2004.
Cabral, S. P., Beduschi, N. B., Zancanaro, A., Todesco, J. L., and Gauthier, F. A. O. (2012). Aplicando linked data na publicação de dados do Enem. In ONTOBRAS- MOST, pages 176–181.
Carvalho, J., Cruz, L., and Gouveia, R. (2017). Descoberta de conhecimento com aprendizado de máquina supervisionado em dados abertos dos censos da educação básica e superior. In Anais dos Workshops do CBIE, volume 6, página 674.
d’Aquin, M., Adamou, A., e Dietze, S. (2013). Assessing the educational linked data landscape. In Proceedings of the 5th Annual ACM Web Science Conference, pages 43–46. ACM.
Ferreira, G. (2015). Investigação acerca dos fatores determinantes para a conclusão do ensino fundamental utilizando mineração de dados educacionais no censo escolar da educação básica do inep 2014. In Anais dos Workshops do CBIE, volume 4, página 1034.
Isotani, S., Bittencourt, I. I. (2015). “Dados abertos conectados”. Editora Novatec. Mendes, P. N., Mühleisen, H., and Bizer, C. (2012). Sieve: linked data quality assessment and fusion. In Proceedings of the Joint EDBT/ICDT Workshops, pages 116–123. ACM.
Penteado, B., Bittencourt, I. I., Isotani, S. (2017). Dados abertos educacionais no Brasil e sua preparação para os dados abertos na web. In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2017, Recife. p. 526.
Rigo, S. J., Cazella, S. C., and Cambruzzi, W. (2012). Minerando dados educacionais com foco na evasão escolar: oportunidades, desafios e necessidades. In Anais do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), páginas 168–177.
Santos, P., Ferreira, R., Miranda, P. (2017) Dados Abertos Educacionais: Uma Revisão da Literatura Brasileira. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação -SBIE, volume 28, página 11.
Sarker, Farhana (2014) “Linked data technologies to support higher education challenges: student retention, progression and completion”. University of Southampton, Physical Sciences and Engineering. Tese de doutorado, 273pp.
Schultz, A., Matteini, A., Isele, R., Mendes, P. N., Bizer, C., and Becker, C. (2012). LDIF - A Framework for Large-Scale Linked Data Integration. In 21st WWW, Developers Track, page to appear.
Pino, A. (2007). Violência, educação e sociedade: um olhar sobre o Brasil contemporâneo. Educação & sociedade, páginas 763-785. Volz, J., Bizer, C., Gaedke, M., and
Kobilarov, G. (2009). Silk-a link discovery framework for the web of data. LDOW, 538. W3C (2017) “Data on the Web Best Practices”. W3C Recommendation 31 January 2017.
Berners-Lee, T., Hendler, J., and Lassila, O. (2001). The semantic web. Scientific american, 284(5):34–43.
Bizer, C. and Seaborne, A. (2004). D2rq-treating non-rdf databases as virtual rdf graphs. In Proceedings of the 3rd international semantic web conference (ISWC2004), volume 2004. Proceedings of ISWC2004.
Cabral, S. P., Beduschi, N. B., Zancanaro, A., Todesco, J. L., and Gauthier, F. A. O. (2012). Aplicando linked data na publicação de dados do Enem. In ONTOBRAS- MOST, pages 176–181.
Carvalho, J., Cruz, L., and Gouveia, R. (2017). Descoberta de conhecimento com aprendizado de máquina supervisionado em dados abertos dos censos da educação básica e superior. In Anais dos Workshops do CBIE, volume 6, página 674.
d’Aquin, M., Adamou, A., e Dietze, S. (2013). Assessing the educational linked data landscape. In Proceedings of the 5th Annual ACM Web Science Conference, pages 43–46. ACM.
Ferreira, G. (2015). Investigação acerca dos fatores determinantes para a conclusão do ensino fundamental utilizando mineração de dados educacionais no censo escolar da educação básica do inep 2014. In Anais dos Workshops do CBIE, volume 4, página 1034.
Isotani, S., Bittencourt, I. I. (2015). “Dados abertos conectados”. Editora Novatec. Mendes, P. N., Mühleisen, H., and Bizer, C. (2012). Sieve: linked data quality assessment and fusion. In Proceedings of the Joint EDBT/ICDT Workshops, pages 116–123. ACM.
Penteado, B., Bittencourt, I. I., Isotani, S. (2017). Dados abertos educacionais no Brasil e sua preparação para os dados abertos na web. In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2017, Recife. p. 526.
Rigo, S. J., Cazella, S. C., and Cambruzzi, W. (2012). Minerando dados educacionais com foco na evasão escolar: oportunidades, desafios e necessidades. In Anais do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), páginas 168–177.
Santos, P., Ferreira, R., Miranda, P. (2017) Dados Abertos Educacionais: Uma Revisão da Literatura Brasileira. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação -SBIE, volume 28, página 11.
Sarker, Farhana (2014) “Linked data technologies to support higher education challenges: student retention, progression and completion”. University of Southampton, Physical Sciences and Engineering. Tese de doutorado, 273pp.
Schultz, A., Matteini, A., Isele, R., Mendes, P. N., Bizer, C., and Becker, C. (2012). LDIF - A Framework for Large-Scale Linked Data Integration. In 21st WWW, Developers Track, page to appear.
Pino, A. (2007). Violência, educação e sociedade: um olhar sobre o Brasil contemporâneo. Educação & sociedade, páginas 763-785. Volz, J., Bizer, C., Gaedke, M., and
Kobilarov, G. (2009). Silk-a link discovery framework for the web of data. LDOW, 538. W3C (2017) “Data on the Web Best Practices”. W3C Recommendation 31 January 2017.
Publicado
24/11/2020
Como Citar
AUCELI, Pedro Henrique Stolarski; BELIZARIO, Mateus Guimarães; KOZIEVITCH, Nádia Puchalski; BERARDI, Rita Cristina Galarraga.
Uma discussão sobre a relação entre Segurança e Desempenho Acadêmico de estudantes do ensino médio apoiada por dados abertos conectados de Curitiba. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
p. 1002-1011.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1002.