Mineração de Dados Educacionais a partir da Interação de Alunos com uma Plataforma Educacional

  • Lucas Barreto Universidade Federal do Amazonas
  • Edwin Monteiro Universidade Federal do Amazonas
  • Gabriel Leitão Universidade Federal do Amazonas
  • Thays Bentes Universidade Federal do Amazonas
  • Raimundo Barreto Universidade Federal do Amazonas https://orcid.org/0000-0001-8494-4225

Resumo


O objetivo principal deste artigo é propor um método de análise de dados, baseado em mineração de dados educacionais e algumas métricas de aprendizagem, a partir da coleta automática de dados da interação de estudantes com questionários de múltipla escolha. Estas análises servirão de base para a sugestão de ações a serem tomadas visando a melhoria do processo de ensino/aprendizagem. Experimentos foram conduzidos em diversas turmas de uma escola pública de nível médio embora, neste artigo, o foco será apresentar as análises de uma única turma. Os resultados experimentais mostram que o método proposto é promissor, uma vez que fornece, para cada estudante, as métricas de aprendizagem, as prioridades dos tópicos de estudo e análises baseadas no grau de dúvidas, no tempo de resposta e nos tópicos com maior e menor número de acertos.
Palavras-chave: mineração de dados educacionais, analíticos de aprendizagem, análise de dados, métricas de aprendizagem

Referências

Ferguson, R. (2012). Learning analytics: drivers, developments and challenges. International Journal of Technology Enhanced Learning, 4(5/6):304–317.


Govindarajan, K., Kumar, V. S., Boulanger, D., et al. (2015). Learning analytics solution for reducing learners’ course failure rate. Em IEEE seventh international conference on technology for education (T4E), páginas 83–90. IEEE.


Leitao, G. (2017). Uma plataforma de suporte ao docente no contexto da educação digital. Master’s thesis, Programa de Pós-graduação em Informática da Universidade Federal do Amazonas.


Leitão, G., Colonna, J., Monteiro, E., Oliveira, E., e Barreto, R. (2020). New metrics for learning evaluation in digital education platforms. https://arxiv.org/abs/2006.14711.


Martin, F. e Ndoye, A. (2016). Using learning analytics to assess student learning in online courses. Journal of University Teaching & Learning Practice, 13(3):7.


Paiva, R., Bittencourt, I., e Lemos, W. (2019). Helping teachers visualize students’ performance. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, volume 30, página 1731.


Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
BARRETO, Lucas; MONTEIRO, Edwin; LEITÃO, Gabriel; BENTES, Thays; BARRETO, Raimundo. Mineração de Dados Educacionais a partir da Interação de Alunos com uma Plataforma Educacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 1052-1061. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1052.