Um modelo para detecção automática do comportamento de tentativa e erro em STI baseado em passo

Resumo


Este artigo apresenta um modelo baseado em aprendizado de máquina para detecção automática do comportamento de tentativa e erro em um Sistema Tutor Inteligente baseado em passos. Esse modelo foi treinado com base nos dados obtidos através da observação e análise de vídeos e dos logs de interação do aluno com o sistema. Após o desenvolvimento de um protocolo de anotação, rotulamos as ações dos alunos com a ocorrência ou não do comportamento de abuso de tentativa e erro. Submetemos o modelo a dados não usados previamente, nos quais o modelo alcançou um Kappa de 0,684.
Palavras-chave: Sistemas Tutores Inteligentes, Comportamento de Tentativa e Erro, Mineração de Dados Educacionais, Gaming The System

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Publicado
24/11/2020
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CASTILHOS, Fábio M.; MORAIS, Felipe; AZEVEDO, Otávio Bastos; JAQUES, Patricia A.. Um modelo para detecção automática do comportamento de tentativa e erro em STI baseado em passo. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 1062-1071. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1062.