Análise de Classificadores para Predição de Evasão dos Campi de uma Instituição de Ensino Federal
Resumo
A evasão escolar é um grave problema em instituições educacionais de todo o mundo. Inúmeros fatores podem desencadear evasões discentes e várias ações vêm sendo tomadas para de mitigar as taxas de evasão. Porém, a maioria dessas ações são reativas. Este trabalho apresenta uma análise da problemática da evasão nos campi mais afetados do Instituto Federal do Ceará. Nesta análise, a evasão discente é definida como um problema de classificação, cujo objetivo é gerar modelos para predizer a evasão discente utilizando classificadores de aprendizagem de máquina. Essa abordagem possibilita que a equipe pedagógica, professores e demais setores da instituição possam tomar decisões preventivas contra a evasão estudantil.
Palavras-chave:
predição, aprendizado de máquina, classificação, evasão escolar, instituto federal
Referências
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Publicado
24/11/2020
Como Citar
FILHO, Fernando Wagner Brito Hortêncio; VINUTO, Tiago Silva; LEAL, Bruno Carvalho.
Análise de Classificadores para Predição de Evasão dos Campi de uma Instituição de Ensino Federal. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
p. 1132-1141.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1132.