Uma Abordagem Baseada em Dados Abertos Conectados e Chatbot para Disponibilizar o Catálogo de Cursos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Resumo


Na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) há 661 campi em funcionamento, oferecendo cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), cujas informações estão difusas nos sites das mais de sessenta instituições de ensino da RFEPCT. A engenharia de ontologia permite produzir uma estrutura eficaz para a publicação de dados abertos conectados a fim de contribuir para a disponibilidade, qualidade e confiabilidade dos dados acerca de tais cursos. Como resultado, são propostos uma ontologia para catalogar cursos de EPT ofertados na RFEPCT e um chatbot para facilitar o acesso a tais informações em ambiente web.
Palavras-chave: Dados Abertos Conectados, Agente Conversacional, Engenharia de Ontologia, Tecnologia Educacional

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Publicado
24/11/2020
MORAES NETO, Antônio Justiniano; SILVA, Clênio E.; ANJOS, William F.; DORÇA, Fabiano A.. Uma Abordagem Baseada em Dados Abertos Conectados e Chatbot para Disponibilizar o Catálogo de Cursos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 1263-1272. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1263.