Uma Abordagem Baseada em Dados Abertos Conectados e Chatbot para Disponibilizar o Catálogo de Cursos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Resumo


Na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) há 661 campi em funcionamento, oferecendo cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), cujas informações estão difusas nos sites das mais de sessenta instituições de ensino da RFEPCT. A engenharia de ontologia permite produzir uma estrutura eficaz para a publicação de dados abertos conectados a fim de contribuir para a disponibilidade, qualidade e confiabilidade dos dados acerca de tais cursos. Como resultado, são propostos uma ontologia para catalogar cursos de EPT ofertados na RFEPCT e um chatbot para facilitar o acesso a tais informações em ambiente web.
Palavras-chave: Dados Abertos Conectados, Agente Conversacional, Engenharia de Ontologia, Tecnologia Educacional

Referências

Bandeira, J., Ávila, T., Alcantara, W., Barbosa, A., Bittencourt, I., Isotani, S. (2015) “Dados abertos conectados para a Educação”, http://www.br-ie.org/pub/index.php/pie/article/view/3551.


Bird, S., Klein, E., Loper, E. (2009) “Natural Language Processing With Python: Analyzing Text with the Natural Language Toolkit”, O’REILLY, ISBN:978-0-596-51649-9.


Brasil, RFEPCT. (2020) “Instituições da Rede Federal”, http://portal.mec.gov.br/rede-federal-inicial/instituicoes.


Distrito Federal, Conselho de Educação do Distrito Federal. (2018) “Resolução Nº 1/2018”, http://cedf.se.df.gov.br/resolucoes/resolicao-cedf.


Grazioli, D. (2017) “Tendências: por que usar chatbots no relacionamento com o cliente”,http://agenciamulticom.com.br/site/tendencias-por-que-usar-chatbots-no-relacionamento-com-o-cliente/.


Géron, A. (2017) “Hands-On Machine Learning with Scikit-Learn and TensorFlow: Concepts, Tools, and Techniques to Build Intelligent Systems”, O’reilly, ISBN: 1491962291.


Isotani, S., Bittencourt, I. (2015) “Dados Abertos Conectados”, https://ceweb.br/publicacao/livro-dados-abertos/.


Lucchesi, I., Silva, A., Abreu, C., Tarouco, L. (2018) “Avaliação de um Chatbot no Contexto Educacional: um Relato de Experiência com Metis”, https://doi.org/10.22456/1679-1916.85903.


Noy, N., Mcguinness, D. (2001) “Ontology Development 101: A Guide to Creating Your First Ontology”, https://protege.stanford.edu/publications/ontology_development/ontology101.pdf.


O'connor, M. (2016) “SQWRL: Semantic Query-Enhanced Web Rule Language”, https://github.com/protegeproject/swrlapi/wiki/SQWRL.


Rodrigues, J. (2017) “O que é o Processamento de Linguagem Natural?”, https://medium.com/botsbrasil/o-que-%C3%A9-o-processamento-de-linguagem-natural-49ece9371cff.
Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
MORAES NETO, Antônio Justiniano; SILVA, Clênio E.; ANJOS, William F.; DORÇA, Fabiano A.. Uma Abordagem Baseada em Dados Abertos Conectados e Chatbot para Disponibilizar o Catálogo de Cursos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 1263-1272. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1263.