Corretor Automático de Redações em Língua Portuguesa: um mapeamento sistemático de literatura

Resumo


O domínio da linguagem é uma habilidade que deve ser trabalhada durante toda a vida de um indivíduo, sendo o ENEM um dos exames que avaliam essa habilidade por meio de propostas de redação no Brasil. São muitos os desafios para professores trabalharem com esse tipo de avaliação eficientemente em sala de aula, sendo o uso de correção automática uma opção para auxiliar o processo. Nesse contexto, foi realizado um mapeamento sistemático da literatura a fim de obter um panorama do estado da arte dos corretores automáticos de redações em Língua Portuguesa. Observou-se que há um grande espaço ainda a se explorar na área, como o atendimento a aspectos linguísticos relacionados às várias competências avaliadas pelo ENEM.
Palavras-chave: Corretor Automático de Redações, Processamento de Linguagem Natural, Aprendizagem de Máquina, ENEM

Referências

Amorim, E. e Veloso, A. (2017). “A Multi-Aspect Analysis of Automatic Essay Scoring for Brazilian Portuguese”. In: Proceedings of the Student Research Workshop at the 15th Conference of the European Chapter of the Association for Computational Linguistics. Valência, Espanha.


Bazelato, B. S. e Amorim, E. C. F. (2013). “A Bayesian Classifier to Automatic Correction of Portuguese Essays.” In: Conferência Internacional sobre Informática na Educação (TISE), 2013, V. 18, p. 779–782, Porto Alegre, RS, Brasil.


Budgen, D., Turner, M., Brereton, P., e Kitchenham, B. A. (2008). “Using mapping studies in software engineering”. In PPIG, volume 8, p. 195–204.


Carvalho, M. R. V. (2018). “Perfil do professor da educação básica.” Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasília, Brasil.


Figueira, A. S., Silva, A. G., Melo, B. M. e Lino, A. P. e Lobato, F. R. L. e Favero, E. L. (2013) “Module of evaluation automatic essay questions on virtual learning environment LabSQL”. In: 8th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), 2013, p. 510–514, Lisboa, Portugal.


Filho, A. H., Prado, H. A., Ferneda, E. e Nau, J. (2018) “An approach to evaluate adherence to the theme and the argumentative structure of essays”. In: International Conference on Knowledge Based and Intelligent Information and Engineering Systems. (KES) 2018, p. 788–797, Belgrado, Sérvia.


Fonseca, E., Medeiros, I., Kamikawachi, D. e Bokan, A. (2018) “Automatically Grading Brazilian Student Essays”. In: Computational Processing of the Portuguese Language. (PROPOR), 2018, p. 170–179, Canela, RS, Brasil.


Freitas, S. A. A., Canedo, E. D., Frinhani, C. L., Vidotti, M. F. e Silva, M. C. (2017) “Evaluation of an Automatic Essay Correction System Used as an Assessment Tool”. In: Universal Access in Human–Computer Interaction: Human and Technological Environments. (UAHCI), 2017, p. 210–222, Vancouver, Canadá.


Frinhani, C. L., Freitas, S. A. A., Fernandesy, M. V. e Canedo, E. D. (2016) “An automatic essay correction for an active learning environment”. In: IEEE/ACS 13th International Conference of Computer Systems and Applications (AICCSA), 2016, Agadir, Marrocos.


INEP (2019) “A Redação no ENEM 2019 – Cartilha do Participante”. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasília, DF, Brasil.


Júnior, C. R. C. A. e Oliveira, E. (2016) “Proposta de um sistema de avaliação automática de redações do ENEM”. Workpedia 2016 - Workshop de Pesquisa e Desenvolvimento em IA, Inteligência Coletiva e Ciência de Dados, Niterói, RJ, Brasil.


Júnior, C. R. C. A., Spalenza, M. A. e Oliveira, E. (2017) “Proposta de um Sistema de Avaliação Automática de Redações do ENEM Utilizando Técnicas de Aprendizagem de Máquina e Processamento de Linguagem Natural”. In: Proceedings of Computer on the Beach 2017, p. 474–483, Florianopólis, SC, Brasil.


Passero, G., Ferreira, R., Haendchen Filho, A., Dazzi, R. L. S. (2017) “Off-Topic Essay Detection: A Systematic Review”. Anais do XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.


Santos, J., Paiva, R. e Bittencourt, I. I. (2016). “Avaliação Léxico-Sintática de Atividades Escritas em Algoritmo Genético e Processamento de Linguagem Natural: Um Experimento no ENEM”. In: Revista Brasileira de Informática na Educação. V. 24, N. 2, Sociedade Brasileira de Computação.


Vicari, R. M. (2019) “Inteligência Artificial aplicada à Educação”. In: Informática na Educação: técnicas e tecnologias computacionais. Organizado por Pimentel, Mariano; Sampaio, Fábio F.; Santos, Edméa O, Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, http://ieducacao.ceie-br.org/inteligenciaartificial/.


Weigle, S. C. (2013) “English as a Second Language Writing and Automated Essay Evaluation”. In: Handbook of Automated Essay Evaluation, Current Applications and New Directions, editado por Mark D. Shermis e Jill Burstein, Routledge, https://www.routledgehandbooks.com/doi/10.4324/9780203122761.ch3.


Zupanc, K. e Bosnic, Z. (2015). “Advances in the field of automated essay evaluation.” Informatica, vol. 39, n. 4, p. 383–395, Eslovênia.


Publicado
24/11/2020
COSTA, Luciana; OLIVEIRA, Elaine Harada Teixeira de; CASTRO JÚNIOR, Alberto. Corretor Automático de Redações em Língua Portuguesa: um mapeamento sistemático de literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 1403-1412. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1403.