Processamento de Linguagem Natural em Artefatos Textuais Educacionais: Um Mapeamento Sistemático no Contexto Brasileiro

  • Anderson Felinto Barbosa Universidade Federal de Campina Grande
  • Claudio Campelo Universidade Federal de Campina Grande

Resumo


Independente da abordagem de ensino, comumente, os discentes criam artefatos textuais ou interagem em ambientes conversacionais que exigem a produção de textos. Por sua vez, a análise desses arterfatos/atividades pode demandar tempo e esforço para professores e tutores. Diante disso, esse artigo apresenta a condução de um estudo secundário com a finalidade de caracterizar como o Processamento de Linguagem Natural é aplicado a artefatos textuais produzidos por alunos no contexto da Informática na Educação no Brasil. Foram realizadas buscas em 7 bibliotecas digitais, que resultou em 47 publicações candidatas, sendo selecionadas 12 para análises.
Palavras-chave: Processamento de Linguagem Natural, PLN, Artefatos textuais, Educação, Mapeamento Sistemático

Referências

Aguiar, J. J. B., Santos, S. I. N., Fechine, J. M., and Costa, E. B. (2014). Um mapeamento sistemático sobre iniciativas brasileiras em sistemas de recomendação educacionais. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.


Azevedo, D., Ferreira, R., Mendonca, V., and Miranda, P. (2017). Aplicação de análise de sentimento em fóruns educacionais para prevenir evasão. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.


Cabrejos, L. J. E. R., Viana, D., and dos Santos, R. P. (2018). Planejamento e execução de estudos secundários em informática na educação: Um guia prático baseado em experiências. Jornada de Atualização em Informática na Educação


Cavalcanti, A., Ferreira, R., Dion´ısio, M., Neto, S., Passero, G., and Miranda, P. (2017). Uma nova abordagem para detecção de plágio em ambientes educacionais. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.


de Lima, L., Haguenauer, C., and de Lima, A. (2011). Ferramentas e-mail, chat e fórum: A percepção do professor. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED.


de Oliveira Júnior, R. L. and Esmin, A. A. A. (2012). Monitoramento automático de mensagens de fóruns de discussão usando técnica de classificação de texto. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.


de Oliveira Júnior, R. L., Esmin, A. A. A., Coelho, T. A., Araújo, D. L., Silva, L. A., and Giroto, R. (2011). Uma ferramenta de monitoramento automático de mensagens de fóruns em ambientes virtuais de aprendizagem. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.


Dionísio, M., Ferreira, R., Cavalcanti, A., Carvalho, R., and Neto, S. (2017). Mineração de texto aplicada à identificação de colaboração em fóruns educacionais. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.


dos Santos, V., Érica Ferreira de Souza, Felizardo, K. R., Watanabe, W. M., Vijaykumar, N. L., Aluizio, S. M., and Júnior, A. C. (2019). Criação conceitual de mapas a partir do processamento de linguagem natural: um mapeamento sistemático. Revista Brasileira de Informática na Educação.


Ferreira, J. A. D., Mello, R. F. L., Garrozi, C., Rolim, V. B., and Cavalcanti, A. P. (2018). Um sistema baseado em PLN e AG para apoiar a mediação pedagógica em fóruns de discussão. Revista Brasileira de Informática na Educação.


Ferreira, M. A. D., Cavalcanti, A. P., Ferreira, R., Miranda, P., Neto, S., and Oliveira, A. (2017). Mineração de textos em fóruns educacionais: uma revião da literatura. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.


Indurkhya, N. and Damerau, F. J. (2010). Handbook of natural language processing. Longhi, M., Simonato, G., Behar, P., and Bercht, M. (2010). Um framework para tratamento do léxico afetivo a partir de textos disponibilizados em um ambiente virtual de aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação.


Machado, C., Maciel, A., Rodrigues, R., and Menezes, R. (2019). A análise de relevância temática de postagens em fóruns de discussão em relação ao uso de vídeos como recurso didático. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.


Neto, S., Cavalcanti, A., Costa, E., Ferreira, R., and Dionísio, M. (2017). Uma abordagem computacional de análise de opinião para identificação de preconceito em redações. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.


Panceri, S. S. and de Menezes, C. S. (2014). Alpes: Um sistema multiagente para análise de produções textuais no contexto de um debate de teses. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.


Panceri, S. S. and de Menezes, C. S. (2015). Apoio a mediação pedagógica em um debate de teses utilizando técnicas de processamento de texto. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.


Rigo, S. J., Flores, E. M., Abech, M., Barbosa, J. L. V., Costa, C., Martins, L. L., Oliveira, T. B., and Araujo, D. A. (2013). O papel do processamento de língua natural e da representação de conhecimento na extração de informações em mensagens textuais na educação a distância. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.


Santos, J. J., Paiva, R., and Bittencourt, I. I. (2016). Avaliação léxico-sintática de atividades escritas em algoritmo genético e processamento de linguagem natural: Um experimento no enem. Revista Brasileira de Informática na Educação.
Publicado
24/11/2020
BARBOSA, Anderson Felinto; CAMPELO, Claudio. Processamento de Linguagem Natural em Artefatos Textuais Educacionais: Um Mapeamento Sistemático no Contexto Brasileiro. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 1433-1442. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1433.