Computação Divertida: o ensino da computação através das estratégias de computação desplugada para crianças do ensino fundamental

Resumo


A inserção da Computação na educação básica é fundamental para construir o raciocínio e as habilidades computacionais dos estudantes desde as séries iniciais. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo estimular o Pensamento Computacional utilizando a Computação Desplugada como estratégia, para crianças do ensino básico. Para avaliar o desenvolvimento das habilidades, foi utilizado como instrumento de coleta de dados o teste de Pensamento Computacional de González (2016), traduzido por Brackmann (2017). Os resultados, obtidos através de oficinas realizadas em uma escola municipal, apontam uma melhoria no desempenho dos estudantes, que exercitaram o Pensamento Computacional através das atividades desplugadas.
Palavras-chave: Pensamento Computacional, Ensino Básico, Computação Desplugada

Referências

Barbier, R. (2007). A pesquisa-ação. In: A pesquisa-ação, pages 157–157.


Barr, V., Stephenson, C. (2011). Bringing computational thinking to k-12: what is involved and what is the role of the computer science education community?Acm Inroads,2(1):48–54.


Bell, T., Witten, I. H., Fellows, M. (2011). Computer science unplugged–ensinando ciência da computação sem o uso do computador. Tradução coordenada por Luciano Porto Barreto, pages 3–45


Bordini, A., Avila, C. M. O., Weisshahn, Y., Cunha, M. M., Cavalheiro, S. A. C., Foss,L., Aguiar, M. S., Reiser, R. H. S. (2016). Computação na educação básica no brasil: o estado da arte.Revista de Informática Teórica e Aplicada, 23(2):210–238.


Brackmann, C. P. (2017).Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. PhD thesis, Universidade Federal do RioGrande do Sul.


Costa, L. S. (2016). Pensamento computacional no contexto escolar: um estudo exploratório baseado nas perspectivas dos professores do ensino médio. Monografia (Licenciatura em Ciência da Computação), Universidade Federal da Paraíba.


Csizmadia, A., Curzon, P., Dorling, M., Humphreys, S., Ng, T., Selby, C., Woollard, J.(2015). Computational thinking-a guide for teachers


Ferreira, A. C., Melhor, A., Barreto, J., Paiva, L. F., Matos, E. (2015). Experiência prática interdisciplinar do raciocínio computacional em atividades de computação desplugadana educação básica. In Anais do Workshop de Inform ́atica na Escola, volume 21, page256.


González, M. R. (2016).Codigoalfabetizacíon y pensamiento computacional en educacíon primaria y secundaria: validacíon de un instrumento y evaluacíon de programas. PhD thesis, Universidad Nacional de Educacíon a Distancia (España) - Escuela Internacional de Doctorado.


Koscianski, A., Glizt, F. R. O. (2017). O pensamento computacional nos anos iniciaisdo ensino fundamental.Revista Novas Tecnologias na Educação. CINTED-UFRGS,15(2).


Matos, E., Paiva, F., Corlett, E. (2016). Novas atividades de computação desplugadapara promoção de integração curricular na escola.Educação Crtiativa: multiplicando experiências para a aprendizagem, Recife: Pipa Comunicação, page 205.


Reis, F. M., Cristiano, F., Martins, D., Rocha, P. (2017). Pensamento computacional: Uma proposta de ensino com estratégias diversificadas para crianças do ensino fundamental.In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 23, page 638.


Santos, W. O., Silva, F. C., Hinterholz, L. T., Isotani, S., Bittencourt, I. I. (2018).Computação desplugada: Um mapeamento sistemático da literatura nacional.Revista Novas Tecnologias na Educação, 16(2).


Silva, V., Silva, L. L., Franc ̧a, R. (2017). Pensamento computacional na formação de professores: experiências e desafios encontrados no ensino da computação em escolas públicas. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 23, page 805.


Silva, V., Souza, A., Morais, D. (2016). Pensamento computacional no ensino decomputação em escolas: Um relato de experiência de estágio em licenciatura em computação em escolas públicas. In Congresso Regional Sobre Tecnologias na Educação, pages 324–325.
Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
SANTOS, Ana Jaize de Oliveira Silva; SANTANA, Kayo Costa; PEREIRA, Claudia Pinto. Computação Divertida: o ensino da computação através das estratégias de computação desplugada para crianças do ensino fundamental. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 1443-1452. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1443.