O Pensamento Computacional presente na Resolução de Problemas Investigativos de Matemática na Escola Básica

  • Rafaela da Silva Bobsin Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Natália Bernardo Nunes IFRS Campus Osório
  • Anelise Lemke Kologeski IFRS Campus Osório
  • Aline Silva de Bona Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-0052-1987

Resumo


Este trabalho relata as atividades desenvolvidas em um projeto de extensão, aplicado em escolas básicas, que objetiva contextualizar a Matemática com o Pensamento Computacional, por meio de oficinas que trabalham com a resolução de problemas investigativos, compartilhando aqui a análise qualitativa e quantitativa de 2 problemas específicos. A metodologia é um estudo teórico e um estudo de caso. Os resultados mostram um nítido aproveitamento dos alunos nas atividades propostas, chegando a aproximadamente 38% de melhoria, com a devida apropriação do Pensamento Computacional atrelada a resolução de problemas investigativos, intimamente relacionada com tarefas específicas da disciplina de Matemática.
Palavras-chave: Inclusão Digital, Raciocínio, Pensamento Computacional, Educação Matemática, Abstração

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Publicado
24/11/2020
BOBSIN, Rafaela da Silva; NUNES, Natália Bernardo; KOLOGESKI, Anelise Lemke; BONA, Aline Silva de. O Pensamento Computacional presente na Resolução de Problemas Investigativos de Matemática na Escola Básica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 1473-1482. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1473.