Investigando Dificuldades em Recursos do Code.org: Aplicação do Método do Percurso Cognitivo ao Tutorial Artista da Hora do Código

Resumo


Jogos tutoriais da plataforma Code.org têm se popularizado como atividades em larga escala para promover o Pensamento Computacional e desenvolver habilidades de programação. Há pesquisas que avaliam aspectos desses jogos a partir de dados coletados junto a usuários. Neste trabalho, propomos outra abordagem, explorando um método de avaliação de usabilidade -- o percurso cognitivo (cognitive walkthrough). Tal método propõe uma inspeção detalhada da interface com o usuário, conduzida por especialistas. Aplicamos o método ao tutorial "Artista" da Hora do Código, na plataforma Code.org, e identificamos pontos em que o jogo apresenta obstáculos cognitivos aos usuários. Tal resultado pode ser útil a todas iniciativas que se apoiam no Code.org para desenvolver o Pensamento Computacional.
Palavras-chave: percurso cognitivo, pensamento computacional, Code.org

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Publicado
24/11/2020
CHARÃO, Andrea Schwertner; RITTER, Francisco. Investigando Dificuldades em Recursos do Code.org: Aplicação do Método do Percurso Cognitivo ao Tutorial Artista da Hora do Código. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 1483-1492. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1483.