Identificação de Critérios para Avaliação do Pensamento Computacional Aplicado

Resumo


O Pensamento computacional (PC) é um paradigma de resolução de problemas baseado em técnicas da ciência da computação, composto por habilidades cognitivas não observáveis, subjetivas e imprecisas, o que representa uma barreira para evidenciar o seu aprendizado. Neste artigo, reportamos uma síntese qualitativa de dados coletados com professores universitários experientes no ensino de PC, a qual resultou em um conjunto explícito de critérios de avaliação para cada uma das dimensões do PC. Este resultado já é útil para orientar professores, e pode também servir como base para o desenvolvimento, no futuro, de modelos de avaliação de aprendizado robustos e objetivos.
Palavras-chave: Pensamento Computacional, Critérios de Avaliação, Modelo de Avaliação

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Publicado
24/11/2020
FRANÇA, César; SILVA, Cleudimar Galindo. Identificação de Critérios para Avaliação do Pensamento Computacional Aplicado. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 1493-1502. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1493.