Robótica Educacional como Facilitadora do Aprendizado do Raciocínio Computacional: Revisão Sistemática da Literatura

  • Ana Carolina Sokolonski Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Alirio Santos Sá Universidade Federal da Bahia
  • Raimundo Jose de Araujo Macedo UFBA

Resumo


Muitos educadores e instituições têm considerado o Raciocínio Computacional (RC) como essencial para o desenvolvimento do cidadão do futuro. Por Isso, o desenvolvimento do RC vem sendo proposto e estudado através de diversas abordagens, entre elas a utilização da Robótica Educacional (RE). A RE utiliza princípios básicos de robótica com o objetivo de desenvolver habilidades não desenvolvidas usualmente nas escolas. A RE pode ser potencializadora do RC, pois utiliza uma metodologia ativa de aprendizagem para incentivar o aprendizado dos alunos através de um ensino lúdico. A proposta deste artigo é avaliar o estado da arte da área de RE e RC através de uma Revisão Sistemática da Literatura envolvendo todos os níveis de ensino, considerando o cenário mundial e utilizando métricas quantitativas e qualitativas. Foram avaliados trabalhos publicados que investigam as potencialidades do ensino conjunto, apresentando uma análise acerca de como a RE tem sido utilizada para fomentar o RC dos alunos e quais são os campos de pesquisa em aberto.
Palavras-chave: robótica educacional, raciocínio computacional, educação em computação

Referências

Anwar, S., Bascou, N. A., Menekse, M., and Kardgar, A. (2019). A systematic review of studies on educational robotics. Journal of Pre-College Engineering Education Research (J-PEER).


Avila, C., Cavalheiro, S., Bordini, A., and Marques, M. (2017). O pensamento computa- cional por meio da robótica no ensino básico - uma revisão sistemática. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE, volume 28, page 82.


Brasil (2020). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ministério da Educação. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/.


Carvalho, J., Netto, J. F., and Almeida, T. (2017). Revisao sistemática de literatura so- bre pensamento computacional por meio de objetos de aprendizagem. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE, volume 28, page 223.


Guzdial, M. and Morrison, B. (2016). Growing computer science education into a stem education discipline. Communications ACM, 59(11):31–33.


Higgins, J., Thomas, J., Chandler, J., Cumpston, M., Li, T., Page, M., and Welch, V. (2019). Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions. John Wiley & Sons, Chichester (UK), 2nd edition.


Ioannou, A. and Makridou, E. (2018). Exploring the potentials of educational robotics in the development of computational thinking: A summary of current research and practical proposal for future work. Springer Science - Education and Information Technologies, 23.


Isnaini, R. and Budiyanto, C. (2018). The influence of educational robotics to computational thinking skill in early childhood education. The 1st International Conference on Computer Science and Engineering.


Istikomah, I. and Budiyanto, C. (2018). The contribution of educational robotics and constructivist approach to computational thinking in the 21st century. The 1st International Conference on Computer Science and Engineering.


Jesus, A. M., Silveira, I. F., and de Lima Palanch, W. B. (2019). Desenvolvimento do pensamento computacional por meio da colaboração: uma revisão sistemática da lite- ratura. Revista Brasileira de Informática na Educação - RBIE, 27:69.


Junior, A. d. O., Nascimento, L. T., and Macedo, D. (2019). Licenciatura em computação: Um relato de experiência utilizando robótica na formação de professores. In Anais do Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE, volume 8, page 71.


Kitchenham, B. (2004). Procedures for performing systematic reviews. Technical report, Keele University - UK.


Kousis, A. (2019). The impact of educational robotics on teachers’ computational thinking. Educational Journal of the University of Patras UNESCO Chair, pages 426–432.


Nascimento, C., Santos, D. A., and Tanzi, A. (2018). Pensamento computacional e inter- disciplinaridade na educação básica: um mapeamento sistemático. In Anais do Con- gresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE, volume 7, page 709.


Okoli, C. and Schabram, K. (2010). A Guide to Conducting a Systematic Literature Review of Information Systems Research. Working Papers on Information Systems, 10(26):1–51.


Papert, S. (1980). Mindstorms: Children, Computers, and Powerful Ideas. Basic Books, Inc., USA.


Papert, S., Valente, J., and Bitelman, B. (1986). Logo: computadores e educação. Brasiliense.


Piaget, J. (1976). Piaget and His School: A Reader in Developmental Psychology. Springer Berlin Heidelberg, Berlin, Heidelberg.


Ramos, J. L. and Espadeiro, R. G. (2014). Os futuros professores e os professores do futuro. os desafios da introdução ao pensamento computacional na escola, no currículo e na aprendizagem. Revista Educação, Formação e Tecnologias, 7:4–25.


Santos, F. E., Pereira, D. S., Godin, J. M., De Lima, J. V., Zaro, M. A., and do Canto Filho, A. B. (2018). A robótica educativa no ensino de lógica de programação: uma revisão sistemática da literatura. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, 16.


Souza, I., Andrade, W., Sampaio, L., Araujo, A. L., and Araujo, S. (2018). A systematic review on the use of lego robotics in education. 2018 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE).


Werlich, C., Kemczinski, A., and Gasparini, I. (2018). Pensamento computacional no ensino fundamental: um mapeamento sistemático. In XXIII Congresso Internacional de Informática Educativa, pages 375–384.


Wing, J. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49:33–35.


Wing, J. (2008). Computational thinking and thinking about computing. Philosophical transactions Series A: Mathematical, physical, and engineering sciences, 366:3717– 3725.


Wing, J. and Reed, D. (2010). Nsf funding advice: 21st century innovation. Communications of the ACM, 53:10–11.


Zanetti, H., Borges, M., and Ricarte, I. (2016). Pensamento computacional no ensino de programação: Uma revisão sistemática da literatura brasileira. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE, volume 27, page 21.
Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
SOKOLONSKI, Ana Carolina; SÁ, Alirio Santos; MACEDO, Raimundo Jose de Araujo. Robótica Educacional como Facilitadora do Aprendizado do Raciocínio Computacional: Revisão Sistemática da Literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 1503-1512. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1503.