Programação em Blocos Aplicada no Ensino do Pensamento Computacional: Um Mapeamento Sistemático

  • Lucas de Lima Sousa Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Eder Jacques Farias Universidade Federal do Ceará
  • Windson Viana de Carvalho Universidade Federal do Ceara https://orcid.org/0000-0002-8627-0823

Resumo


Nos últimos anos, o Pensamento Computacional (PC) vem ganhando destaque no cenário mundial e, muitas pesquisas apontam o paradigma de Programação em Blocos (PB) como uma das principais alternativas de ensino do PC para pessoas que não tenham experiência com programação. Nesse sentido, este trabalho propõe a realização de uma Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL) sobre o uso de PB no ensino do PC. No decorrer do MSL foram reveladas algumas informações importantes, como: em quais etapas da educação formal os estudos são mais aplicados, quais são as ferramentas mais usadas, quais os tipos de avaliação adotadas e em quais países esse tipo de estudo se concentra.
Palavras-chave: Programação em Blocos, Pensamento Computacional, Ensino

Referências

Alves, N. D. C., Von Wangenheim, C. G., and Hauck, J. C. (2019). Approaches to assess computational thinking competences based on code analysis in K-12 education: A systematic mapping study. Informatics in Education, 18(1):17. Publisher: Institute of Mathematics and Informatics.


Barr, V. and Stephenson, C. (2011). Bringing computational thinking to K-12: what is Involved and what is the role of the computer science education community? Acm Inroads, 2(1): 48–54. Publisher: ACM New York, NY, USA.


Bundy, A. (2007). Computational thinking is pervasive. Journal of Scientific and Practical Computing, 1(2):67–69.


Kelleher, C. and Pausch, R. (2005). Lowering the barriers to programming: A taxonomy of programming environments and languages for novice programmers. ACM Computing Surveys (CSUR), 37(2):83–137. Publisher: ACM New York, NY, USA.


Kitchenham, B. and Charters, S. (2007). Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering.


Martins-Pacheco, L. H., von Wangenheim, C. A. G., and da Cruz Alves, N. (2019). Assessment of Computational Thinking in K-12 Context: Educational Practices, Limits and Possibilities-A Systematic Mapping Study. In Proceedings of the 11th International Conference on Computer Supported Education (CSEDU 2019), volume 1, pages 292–303.


Román-González, M., Pérez-González, J.-C., and Jiménez-Fernández, C. (2017). Which cognitive abilities underlie computational thinking? criterion validity of the computational thinking test. Computers in Human Behavior, 72:678–691.


Santos, P. S., Araujo, L. G. J., and Bittencourt, R. A. (2018). A mapping study of computational thinking and programming in brazilian k-12 education. In 2018 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–8. IEEE.


SBC (2018). Manifesto da SBC pela Inserção de Computação na Educação Básica. Library Catalog: www.sbc.org.br.


Scaico, P. D., de Lima, A. A., Azevedo, S., da Silva, J. B. B., Raposo, E. H., Alencar, Y., Mendes, J. P., and Scaico, A. (2013). Ensino de programação no ensino médio: Uma abordagem orientada ao design com a linguagem scratch. Revista Brasileira de Informática na Educação, 21(02): 92.


SOFTEX (2013). Mercado de trabalho e formação de mão de obra em ti. Cadernos Temáticos do Observatório.


Wang, L., Sy, A., Liu, L., and Piech, C. (2017). Learning to represent student knowledge on programming exercises using deep learning. International Educational Data Mining Society.


Weintrop, D., Shepherd, D. C., Francis, P., and Franklin, D. (2017). Blockly goes to work: Block-based programming for industrial robots. In 2017 IEEE Blocks and Beyond Workshop (B B), pages 29–36.


Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Commun. ACM, 49(3):33–35.


Wing, J. M. (2008). Computational thinking and thinking about computing. Philosophical Transactions of the Royal Society A: Mathematical, Physical and Engineering Sciences, 366(1881):3717–3725. Publisher: The Royal Society London.


Publicado
24/11/2020
SOUSA, Lucas de Lima; FARIAS, Eder Jacques; CARVALHO, Windson Viana de. Programação em Blocos Aplicada no Ensino do Pensamento Computacional: Um Mapeamento Sistemático. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 1513-1522. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1513.