Adaptações em atividades de Pensamento Computacional para estimulação cognitiva em idosos

  • Daniel Araújo de Lucena Universidade Estadual da Paraíba
  • Isabel Dillmann Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-0820-4070
  • Rivanilson da Silva Rodrigues Universidade Federal de Campina Grande
  • Danyel Rocha de Oliveira Souza Faculdades Integradas de Patos

Resumo


O envelhecimento é um processo que geralmente conduz a perda de capacidades cognitivas, entretanto há um apelo social para que sejam oferecidas condições de manter-se cognitivamente saudável, mesmo na senescência. Este artigo conecta o Pensamento Computacional à estimulação cognitiva por meio de atividades desplugadas que foram adaptadas ao público idoso. A partir de uma pesquisa de estimulação cognitiva, constatou-se que a intervenção baseada em atividades desplugadas de Pensamento Computacional produziu estatisticamente uma melhoria de desempenho superior ao treino cognitivo elaborado por um psicólogo.
Palavras-chave: Pensamento Computacional, Adaptação, Estimulação Cognitiva, Idosos

Referências

ALVES, Gilda Glauce Martins. Universidade da Terceira Idade como Alternativa de Resgate da Cidadania Idosa: análise do caso da UNIMEP. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Metodista de Piracicaba, 1997.


ASSIS, Simone A. C. das Neves et al.Efeitos do treino com jogos de videogame na cognição de idosos: revisão sistemática. Scientia Medica, Porto Alegre, v. 25, n. 3, p.1-12, 17 nov. 2015. EDIPUCRS. http://dx.doi.org/10.15448/1980-6108.2015.3.21636.


BRACKMANN, Christian Puhlmann. Desenvolvimento do Pensamento Computacional através de atividades desplugadas na Educação Básica.2017. 226 f. Tese (Doutorado) -Curso de Programa de Pós-graduação em Informática na Educação, Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.


CARDOSO, Nicolas de Oliveira; LANDENBERGER, Thaís; ARGIMON, Irani Iracema de Lima. Jogos Eletrônicos como Instrumentos de Intervenção no Declínio Cognitivo –Uma Revisão Sistemática. Revista de Psicologia da IMED, Passo Fundo, v. 9, n. 1, p. 119-139, nov. 2017. ISSN 2175-5027. https://doi.org/10.18256/2175-5027.2017.v9i1.1941.


FIELD, Andy. Descobrindo a estatística usando o SPSS. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009. 684 p.


GONZÁLES, Marcos Román. Codigoalfabetización y Pensamiento Computacional en Educación Primaria y Secundaria: validación de un instrumento y evaluación de programas. 226 f. Tese (Doutorado) -Curso de Programa de Doctorado En Educación, Máster Universitario En Innovación e Investigación En Educación, Rererere, 2016.


HINES, William W. et al. Probabilidade e Estatística na Engenharia. 4. ed. Rio de Janeiro: Ltc, 2006.


WING, J. Computational Thinking. 2007. Carnegie Mellon University. Disponível em: .WING, J. Computational Thinking with Jeannette Wing. Columbia Journalism School, 2014.


CACHIONI, Meire et al. Metodologias e Estratégias Pedagógicas utilizadas por Educadores de uma Universidade Aberta à Terceira Idade. Educação & Realidade, v. 40, n. 1, p. 81-103, mar. 2015. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/2175-623645741.


BERTOLDI, Josiane Teresinha; BATISTA, Ana Camila; RUZANOWSKY, Samanta. Declínio cognitivo em idosos institucionalizados: revisão de literatura. Cinergis, Santa Cruz do Sul, v. 16, n. 2, p.152-156, abr.2015.


IPEA. Idosos adiam saída do mercado de trabalho e já são 7,8% dos trabalhadores.2018. Disponível em:


PAOLINI, Karoline Silva. Desafios da inclusão do idoso no mercado de trabalho. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, v. 14, n. 2, p.177-182, 2016. Zeppelini Editorial e Comunicação. http://dx.doi.org/10.5327/z1679-443520162915.


BRANDÃO, Márcia de Chiara e Raquel. Número de lares que dependem da renda de aposentados cresce 12% em um ano.2018. Disponível em:


CAVALLI, Adriana Schüler et al. Estimulação cognitiva para melhoria das funções cerebrais de idosos. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, Florianópolis, v. 14, n. 27, p.101-106, 20 dez. 2017. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). http://dx.doi.org/10.5007/807-0221.2017v14n27p101.


SCHAIE, K. Warner; WILLIS, Sherry L.. Can decline in adult intellectual functioning be reversed? Developmental Psychology, v. 22, n. 2, p.223-232, 1986. American Psychological Association (APA). http://dx.doi.org/10.1037/0012-1649.22.2.223.


BELL, T.; WHITTEN, I.; FELLOWS, M. Computer Science Unplugged (Ensinando Ciência da Computação sem o usodo computador) Universidade de Canterbury, Nova Zelândia, 2011


SANTOS, Mariana Teles. Desenvolvimento de um programa de intervenção cognitiva para idosos.2015. 226 f. Tese (Doutorado) -Curso de Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.


MARTINEZ, Mariano Sanchez. La Semántica de la Terminología en la Educación de los Mayores. La Gerontagogia. In: I JORNADA SOBRE PERSONAS MAYO-RES Y EDUCADORES SOCIALES. Grupo Editorial Universitario: 1998.


GIUBILEI, Sônia. Uma Pedagogia para o Idoso. A Terceira Idade, Ano V, n. 7, p. 7-14, jun. 1993.
Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
LUCENA, Daniel Araújo de; NUNES, Isabel Dillmann; RODRIGUES, Rivanilson da Silva; SOUZA, Danyel Rocha de Oliveira. Adaptações em atividades de Pensamento Computacional para estimulação cognitiva em idosos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 1533-1542. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1533.