Contextualizando as Atividades Desplugadas para Aumentar o Engajamento das Crianças

  • Soraya R. S. Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Cibelle A. Martins UFRN
  • Charles A. G. Madeira UFRN

Resumo


A pandemia do vírus Sars-Cov-2 privou as crianças das suas atividades escolares, o que forçou os pais a buscarem alternativas para que elas desenvolvam novas habilidades. A computação desplugada se mostra como uma boa opção, mas, para que haja engajamento das crianças, é preciso que as atividades sejam contextualizadas com o seu dia a dia. O presente trabalho introduz um modelo para construção de atividades desplugadas contextualizadas. Esse modelo foi experimentado no desenvolvimento de um Guia do Pensamento Computacional para crianças de 6 a 11 anos, que foi validado por meio do Design Participativo. Como resultados, as atividades foram bem avaliadas e evidenciaram a necessidade de haver mais ilustrações.
Palavras-chave: Atividades Desplugadas, Pensamento Computacional, Crianças

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Publicado
24/11/2020
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MEDEIROS, Soraya R. S.; MARTINS, Cibelle A.; MADEIRA, Charles A. G.. Contextualizando as Atividades Desplugadas para Aumentar o Engajamento das Crianças. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 1543-1552. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1543.