Análise do Nível de Dificuldade dos Conceitos de Design de Interface de Usuário usando a Teoria de Resposta ao Item

Resumo


O ensino de computação pode ser introduzido na Educação Básica por meio do desenvolvimento de aplicativos com App Inventor, envolvendo não apenas algoritmos e programação, mas também conceitos e práticas de design visual. No entanto, o sequenciamento de unidades instrucionais eficazes precisa ser projetado com base em estimativas quantitativas de dificuldade. Assim, este artigo apresenta os resultados de uma análise em larga escala do nível de dificuldade dos conceitos de design de UI de 1870 projetos App Inventor usando Teoria da Resposta ao Item. Os resultados indicam conceitos mais fáceis (tipografia) e difíceis (imagens e cores), resultantes da falta de um suporte mais alinhado aos guias de design visual no App Inventor.
Palavras-chave: design, interface de usuário, teoria da resposta ao item, TRI, análise de dificuldade

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Publicado
24/11/2020
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DA CRUZ ALVES, Nathalia; DA SILVA SOLECKI, Igor; VON WANGENHEIM, Christiane Gresse; BORGATTO, Adriano; ROSSA HAUCK, Jean Carlo; FORTUNA FERREIRA, Miriam Nathalie. Análise do Nível de Dificuldade dos Conceitos de Design de Interface de Usuário usando a Teoria de Resposta ao Item. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 1563-1572. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1563.