ConWin: Uma Ferramenta para Auxílio à Aprendizagem do Controle de Congestionamento TCP

Resumo


Um dos conteúdos que fazem parte da disciplina Redes de Computadores é o controle de congestionamento TCP. Trata-se de um procedimento composto por conceitos e regras cuja compreensão por vezes tem se mostrado difícil por parte dos alunos. Este artigo apresenta um jogo educacional denominado ConWin, desenvolvido para auxílio no aprendizado deste conteúdo. Seu objetivo é a transferência de um arquivo no menor tempo possível, tendo como pano de fundo a condução de um veículo. O jogo foi avaliado utilizando a metodologia EGameFlow e obteve resultados muito positivos, principalmente na percepção da melhoria da aprendizagem.
Palavras-chave: jogos sérios, controle de congestionamento TCP, EGameFlow

Referências

Allman, M., Paxson, V. e Stevens, W. (1999). “TCP Congestion Control”. RFC 2581. Disponível em https://www.ietf.org/rfc/rfc2581.txt;


Battistella, P., & Gresse von Wangenheim, C. (2016). “Games for teaching computing in higher education - A systematic review”, IEEE Technology and Engineering Education, 9(1), páginas 8-30;


Csikszentmihalyi, M. (1990) “Flow: The Psychology of Optimal Experience”, Harper & Row.


Fu, F., Su, R. e Yu, S. (2009) “EGameFlow: A scale to measure learners’ enjoyment of e-learning games”, Computers & Education, Volume: 52, edição: 1, páginas 101-112. Doi:10.1016/j.compedu.2008.07.004;


Hays, R. (2005) “The Effectiveness of Instructional Games: a Literature Review and Discussion”. Technical Report 2005-004. Naval Air Warfare Center Training System Division. Disponível em http://www.dtic.mil/dtic/tr/fulltext/u2/a441935.pdf;


Michael, D. e Chen, S. (2005) “Serious Games: Games That Educate, Train, and Inform”, Course Technology PTR;


NS Simulator Projects (2018) “NS2 TCP Congestion Control: How to Simulate TCP Congestion Control Using NS-2”. Disponível em http://ns2simulator.com/ns2-tcp-congestion-control/;


Sweetser, P. e Wyeth, P. (2006) “GameFlow: A Model for Evaluating Player Enjoyment in Games ”, ACM Computers in Entertainment 3-3, páginas 1-24. Doi: 10.1145/1077246.1077253;


Vogel, Jennifer J., Vogel, David S., Cannon-Bowers, Jan, Bowers, Clint A., Muse, Kathryn e Wright, Michelle (2006) “Computer Gaming and Interactive Simulations for Learning: A Meta-Analysis”. Journal of Educational Computing Research, Volume: 34 edição: 3, páginas: 229-243;


Zabala, A. (1998) “A Prática Educativa: Como Ensinar”. Artmed.
Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Helcio Wagner. ConWin: Uma Ferramenta para Auxílio à Aprendizagem do Controle de Congestionamento TCP. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 1583-1592. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1583.