Visualização e Análise da Trajetória de Aprendizagem Realizada no Currículo no Ensino Superior

Resumo


A trajetória acadêmica no ensino superior pode gerar resultados como diplomação, retenção e evasão. Há uma variedade de trajetos que podem levar o aluno a cada um desses resultados e, independente do caminho a trilhar, o currículo é a espinha dorsal desse trajeto. Assim, neste artigo se discute a relevância de investigar a visibilidade da trajetória no currículo do ensino superior. Nesta perspectiva, é proposto um ambiente para apoiar os docentes na avaliação e manutenção do currículo, possibilitando a visualização dos resultados da interação dos acadêmicos com os componentes curriculares ao longo de sua trajetória no curso. Uma experimentação do ambiente é realizada com análise de um curso de Ciências da Computação.
Palavras-chave: trajetórias de aprendizagem, análise do currículo, visualização do currículo

Referências

Anuradha, C. e Velmurugan, T. A data mining based survey on student performance evaluation system. 5th IEEE International Conference on Computational Intelligence and Computing Research, IEEE ICCIC 2014, (43–47). 2015.


Barbosa, A. et al. Using Learning Analytics and Visualization Techniques to Evaluate the Structure of Higher Education Curricula. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), [S.l.], p. 1297, ISSN 2316-6533. doi:http://dx.doi.org/10.5753. out 2017.


Canto Filho, A., Felipe Becker Nunes, R., & Wagner, Manuel Zunguze, Kelly Hannel, Franco Simbine, R. M. e J. V. D. L. Trajetórias de Aprendizagem. In book: Trajetórias de Aprendizagem: teoria e prática, Edition: 1, Chapter: 1, Publisher: Amazon, Editors: José Valdeni de Lima, Manuel Constantino Zunguze, Kelly Hannel, Felipe Becker Nunes, pp.1-10. 2016.


Clements, Douglas & Sarama, Julie. Learning trajectories: Foundations for effective, research-based education. Chapter Book. Learning over time : learning trajectories in mathematics education. Information Age Publishing, INC. Printed in the USA, 2014.


Confrey, Jere R. Seth Jones & Garron Gianopulos. Challenges in Modeling and Measuring Learning Trajectories, Measurement: Interdisciplinary Research and Perspectives, 13:2, 100-105, DOI: 10.1080/15366367.2015.1055131. 2015.


Hall, Catherine E.A.Toward a model of curriculum analysis and evaluation — Beka: A case study from Australia, Nurse Education Today. Volume 34, Issue 3, Pages 343-348, ISSN 0260-6917, https://doi.org/10.1016/j.nedt.2013.04.007. 2014.


Leoniek Wijngaards-de Meij & Sigrid Merx. Improving curriculum alignment and achieving learning goals by making the curriculum visible, International Journal for Academic Development, 23:3, 219-231, 2018.


Lima, L. F. F. P., Silva, U. L. A. S, Silva, D. R. D. Análise de Dados de Percursos Curriculares dos Alunos de Ciência da Computação da Universidade Federal da Paraíba. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação. V. 17 Nº 3, ISSN 1679-1916. https://doi.org/10.22456/1679-1916.99467. Dezembro, 2019.


Özüdoğru, F. Analysis of curriculum evaluation studies conducted in foreign language education: 2005-2016. Journal of Language and Linguistic Studies.14,113-134. 2019.


Waszak, J. G. N., Santos, S. V. Ambientalização Curricular no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza: Análise à luz do indicador de Flexibilidade e Permeabilidade. revista portuguesa de pedagogia. 52-2, 69-87. 2018.


Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
LOPES DA SILVA GARCIA, Léo Manoel; GOMES, Raquel Salcedo. Visualização e Análise da Trajetória de Aprendizagem Realizada no Currículo no Ensino Superior. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 1593-1602. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1593.