Validação de um Sistema de Visualização de Algoritmos no Ensino de Provas por Indução em Teoria dos Grafos

Resumo


Sistemas de visualização de algoritmos (SVA) auxiliam a aprendizagem por meio da visualização passo-a-passo do código. O SVA GraphViewer colabora na compreensão da demonstração por indução e dos conceitos em Teoria dos Grafos. Porém, foi identificada uma lacuna metodológica na validação dos seus resultados na literatura. O objetivo deste trabalho é evidenciar e discutir a validação pelos usuários do SVA GraphViewer. Dois experimentos foram realizados. No primeiro, o grupo de teste garantiu ganhos de aprendizagem de quase o dobro do ganho obtido pelo grupo de controle. Já no segundo, não foi tão expressiva a diferença. Também foi constatada a aceitação dos usuários em relação à usabilidade do SVA, tendo 79,61% de avaliações positivas.
Palavras-chave: educação, visualização, algoritmo, indução, grafos

Referências

Bernardes, L. H. (2016). FURB Graphs: uma ferramenta de apoio ao aprendizado para a disciplina de teoria dos grafos. Monografia, Universidade Regional de Blumenau.


Bispo Jr, E., Raabe, A., Matos, E., Maschio, E., Barbosa, E., Carvalho, L., Bittencourt, R., Duran, R., e Falcao, T. (2020). Tecnologias na educação em computação: Primeiros referenciais. Revista Brasileira de Informatica na Educação , 28:509–527.


Carvalho, F. A., Borges, F. F., Silva, G. F., Borges, T. O., e Bispo Jr, E. L. (2017). Ensino de Provas por Indução em Grafos utilizando uma Ferramenta Visual de Algoritmos. XXII Conferencia Internacional sobre Informática na Educação (TISE) .


Cordeiro, E., Stefani, I., Soares, T., e Tirelo, F. (2004). Rin’g: Um ambiente não-intrusivo para animação de algoritmos em grafos. In Anais do XII Workshop de Educação em Computação (WEI) do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) 2004, volume 1.


Fincher, S. e Petre, M. (2004). Algorithm visualization. Computer Science Education Research.


Gladcheff, A. P., Sanches, R., e da Silva, D. M. (2001). Um instrumento de avaliação de qualidade de software educacional: como elabora-lo. Pensamento & Realidade. Revista do Programa de Estudos Pos-Graduados em Administração - FEA , 11.


Hake, R. R. (1998). Interactive-engagement versus traditional methods: A six-thousandstudent survey of mechanics test data for introductory physics courses. American Journal of Physics, 66(1):64–74.


Lozada, L. A. P. (2014). A-Graph: Uma ferramenta computacional de suporte para o ensino-aprendizado da disciplina Teoria dos Grafos e seus Algoritmos. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informatica na Educação , volume 3, page 61.


Manso, A., Oliveira, L., Marques, C. G. (2009). Ambiente de aprendizagem de algoritmos – Portugol IDE. In VI Conferencia Internacional de TIC na Educação, pages


969–983.


Marconi, M. d. A. e Lakatos, E. M. (2003). Fundamentos de metodologia científica. Atlas.


Maroco, J. (2007). Analise Estatística com Utilização do SPSS.: 3a edição. Sílabo, Lda.


Picoli, J. G., dos Santos, R. V. M., e Mendes, T. M. (2019). Proposta de uma ferramenta computacional para facilitar a aprendizagem sobre caminhamento em grafos. Brazilian Applied Science Review, 3(1):712–720.


Santos, R. P., Costa, H. A., Resende, A. M., e Souza, J. M. (2008). O uso de ambientes graficos para ensino e aprendizagem de estruturas de dados e de algoritmos em grafos. In Anais do XVI Workshop sobre Educação em Computação, XXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação , pages 157–166.


Santos, R. P. e Costa, H. A. X. (2007). TBC-GRAFOS/WEB–treinamento baseado em computador para algoritmos em grafos via web.


Souza, C. M. (2009). VisuAlg - Ferramenta de apoio ao ensino de programação. Revista Eletronica TECCEN, 2(2):01–09.


Van Solingen, R., Basili, V., Caldiera, G., e Rombach, H. D. (2002). Goal-QuestionMetric (GQM) approach. Encyclopedia of software engineering.
Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
SANTOS, Mateus Oliveira; FREITAS, Joslaine Cristina Jeske de; SILVA, Gecirlei Francisco; BISPO JR., Esdras Lins. Validação de um Sistema de Visualização de Algoritmos no Ensino de Provas por Indução em Teoria dos Grafos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 1613-1622. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1613.