Desenvolvimento e Aplicação de uma Estratégia Pedagógica para o Ensino de Redes de Computadores com Robótica Educacional

Resumo


O presente artigo descreve o desenvolvimento e as etapas de aplicação de uma estratégia pedagógica que tem o intuito de propiciar o ensino de alguns conceitos de redes de computadores usando a robótica educacional. Para tanto, foi selecionada a metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos, fundamentando-se na teoria da aprendizagem significativa. Os procedimentos metodológicos utilizado foram: pesquisa bibliográfica, documental, pequisa-ação e estudo de caso. Como resultados identificados tem-se que o uso da robótica educacional como alternativa pedagógica, para o ensino prático de redes de computadores, proporcionou uma melhorara considerável no desempenho dos participantes da pesquisa.
Palavras-chave: Ensino de Redes de Computadores, Robótica Educacional, Aprendizagem Significativa

Referências

Ausubel, D. P. (2000) “Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva”, Platano.


Bacich, L.; Moran, J. (2018) “Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática”, Penso.


Barbosa, E. F. and Moura, D. G. De. (2013) “Metodologias Ativas de Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica”, Boletim Técnico do Senac, [s. l.], v. 39, n. 2, p. 48–67, 2013.


Belzarena, P. and Gonzalez-Barbone, V. (2008) “Incorporacion de un Simulador Gráfico de Redes en un Objeto de Aprendizaje Reutilizablee-Spacio”, UNED.


Bender, N. W. (2014) “Aprendizagem Baseada em Projetos: Educação diferenciada para o século XXI”, Penso.


Cantú, E.; Farines, J. M. (2002) “Ensino-Aprendizagem de Redes de Computadores: Em Busca de uma Abordagem Metodológica Adaptada à Era da Internet”, In: Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.


Ferreira, K. H. A. et al. (2013) “Laboratório Virtual para o Ensino de Redes de Computadores no Moodle”, In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.


Freitas, V. C. B. (2017) “Agente pedagógico animado para o ensino de redes de computadores no mundo virtual TCN5”, Dissertação de Mestrado, Portal Capes.


Herpich, F.; Jardim, R. R., Silva, R. F., Nunes, F. B., Voss, G. B. and Medina, R, D. (2013) “Jogos Sérios na Educação: Uma Abordagem para Ensino-Aprendizagem de Redes de Computadores (Fase I)”, In: Nuevas Ideas en Informática Educativa – TISE, http://www.tise.cl/volumen9/TISE2013/617-620.pdf.


Herpich, F. (2015) “ELAI: Intelligent agent adaptive to the level of expertise of students”, Dissertação de Mestrado, Portal Capes.


Krassmann, A. L. (2016) “Jogo sério ubíquo integrado a mundo virtual opensim para o ensino de redes de computadores (JASPION)”, Dissertação de Mestrado, Portal Capes.


Santos, S. L.; Silva, M. A. G. T. and Macedo, S. da H. (2012) “Mapas conceituais e aprendizagem significativa no ensino de rede de computadores do curso superior de telecomunicações”, In: RENOTE, v. 9, n. 2.


Setzer, V. W. (2002) “Computadores na educação: por quê, quando e como”. In: Meios Eletrônicos e Educação: uma visão alternativa. 2. ed. São Paulo: Escrituras, 2002.


Schwartz, M. (2016) “Internet of Things with ESP8266”, Packt Publishing.


Voss, G. B.; Nunes, F. B.; Medina, R. D. (2013) “Proposta de um jogo sério para o ensino de redes de computadores no ambiente virtual 3D OpenSim”, In: Simpósio Brasileiro de Games.


Voss, G. B. et al. (2013) “Proposta de utilização de laboratórios virtuais para o ensino de redes de computadores: articulando ferramentas, conteúdos e possibilidades”, In: RENOTE, v. 10, n. 2.


Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
CORINO, Marcos Juares Vissoto; BERTAGNOLLI, Silvia de Castro; SCHMITT, Marcelo Augusto Rauh. Desenvolvimento e Aplicação de uma Estratégia Pedagógica para o Ensino de Redes de Computadores com Robótica Educacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 1663-1672. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1663.