CT Puzzle Test: Em direção a uma avaliação interativa do pensamento computacional

  • André Raabe Universidade do Vale do Itajaí
  • Cassiano Viana Univali
  • Leonardo Calbusch Universidade do Vale do Itajaí

Resumo


Avaliar o Pensamento Computacional (PC) é fundamental para que se possa compreender os benefícios de ensiná-lo na Educação Básica. No entanto, a maioria dos métodos avaliativos, analisa códigos estáticos e não o processo de pensamento ocorrido durante a resolução do problema. Esse trabalho, procura preencher essa lacuna ao apresentar um instrumento de avaliação baseada em puzzles, chamado CT Puzzle Test. O processo de aferição da validade do instrumento já contemplou as etapas de validade aparente, validade de conteúdo e validade convergente, onde obteve correlação moderada (p=0,62) com o instrumento Computational Thinking Test. O CT Puzzle Test foi evoluído para se tornar uma plataforma que possibilita a criação e aplicação de testes de PC baseados em puzzles.
Palavras-chave: Pensamento Computacional, Avaliação Interativa, Puzzle

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Publicado
24/11/2020
RAABE, André; VIANA, Cassiano; CALBUSCH, Leonardo. CT Puzzle Test: Em direção a uma avaliação interativa do pensamento computacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 1683-1692. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1683.