Os estudantes leem as mensagens de feedback estendido exibidas em juízes online?

Resumo


Apesar dos benefícios dos juízes online em relação ao processo de correção automática de códigos, a literatura afirma que o feedback desses sistemas precisa ser aprimorado para gerar um aprendizado mais efetivo para o estudante. Este artigo aprofunda um estudo anterior, do tipo intervenção-controle, e visa identificar se o feedback apresentado aos alunos de programação introdutória foi visualizado, e se houve diferença estatisticamente significante entre o interesse dos diferentes grupos pelo conteúdo do feedback. Foi observada diferença entre os alunos dos grupos teste e controle em relação ao tempo de leitura, tempo de leitura por palavra, ocorrências de alguns tipos de erro e em relação à frequência de acesso ao feedback.
Palavras-chave: mensagens estendidas de compilação, introdução à programação, mensagem de feedback

Referências

Alves, F. P. and Jaques, P. (2014). Um ambiente virtual com feedback personalizado para apoio a disciplinas de programação. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 3, page 51.


Becker, B. A. (2016). An effective approach to enhancing compiler error messages. In Proceedings of the 47th ACM Technical Symposium on Computing Science Education, pages 126–131.


Becker, B. A., Glanville, G., Iwashima, R., McDonnell, C., Goslin, K., and Mooney, C. (2016). Effective compiler error message enhancement for novice programming students. Computer Science Education, 26(2-3):148–175.


de Oliveira, J., Oliveira, E., de Carvalho, L. S. G., and Fernandes, D. (2019). Mensagensestendidas de feedback em um juiz online para alunos de introdução à computação: resultados preliminares. In Brazilian Symposium on Computers in Education (SimpósioBrasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 30, page 329.


Denny, P., Prather, J., and Becker, B. A. (2020). Error message readability and novice debugging performance. In Proceedings of the 2020 ACM Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education, pages 480–486.


Jesus, G. S., Santos, K., Conceição, J., Ribeiro, E., and Neto, A. C. (2018). Avaliação de uma abordagem para auxiliar a correção de erros de aprendizes de programação. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), volume 29, pages 1–10.


Karvelas, I., Li, A., and Becker, B. A. (2020). The effects of compilation mechanisms and error message presentation on novice programmer behavior. In Proceedings of the51st ACM Technical Symposium on Computer Science Education, pages 759–765.


Keuning, H., Jeuring, J., and Heeren, B. (2018). A systematic literature review of automated feedback generation for programming exercises.ACM Transactions on Computing Education (TOCE), 19(1):1–43.


Narciss, S. (2008). Feedback strategies for interactive learning tasks.Handbook of research on educational communications and technology, 3:125–144.


Nienaltowski, M.-H., Pedroni, M., and Meyer, B. (2008). Compiler error messages: What can help novices? InProceedings of the 39th SIGCSE technical symposium on Computer science education, pages 168–172.


Prather, J., Pettit, R., McMurry, K. H., Peters, A., Homer, J., Simone, N., and Cohen, M. (2017). On novices’ interaction with compiler error messages: A human factors approach. In Proceedings of the 2017 ACM Conference on International ComputingEducation Research, pages 74–82.


Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Joseph de; SALEM, Felipe; OLIVEIRA, Elaine Harada Teixeira de; OLIVEIRA, David Braga Fernandes; CARVALHO, Leandro Silva Galvão de; PEREIRA, Filipe Dwan. Os estudantes leem as mensagens de feedback estendido exibidas em juízes online?. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 1723-1732. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1723.