Análise de Vídeos como Recurso Educacional em Plataforma Não Formal de Aprendizagem

Resumo


O crescente uso de plataformas com fins educacionais, mas que não são concebidas para tal, impõe desafios na análise da forma mais adequada de entrega do conteúdo. Este trabalho evidencia correlações existentes entre os metadados de Objetos de Aprendizagem (OA) do padrão IEEE-LOM e metadados de vídeos educacionais da área de programação de computadores, disponibilizados na plataforma Youtube. Os resultados apresentaram uma correlação positiva e moderada entre densidade semântica e dificuldade, bem como uma correlação entre a frequência de substantivos e a densidade semântica. Também foi possível verificar que há uma correlação neutra de curtidas, descurtidas, visualizações e comentários com os metadados de OAs analisados.
Palavras-chave: objetos de aprendizagem, IEEE-LOM, vídeos educacionais

Referências

Almeida, C. d. M. e. and Carvalho, N. A. d. (2018). Avaliação da duração das videoaulas na perspectiva dos alunos do Consórcio Cederj. In Anais do vigésimo quarto CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância.


Andriani, A., Akib, E., and Ma’ruf, A. (2018). The use of spotify application to improve students ability in listening through english song. Journal of Computer Interaction in Education (JCIE), 1(2):120–131.


Barrére, E., Souza, J., Vitor, M., and Almeida, M. (2018). Recomendação automática de videoaulas no Moodle. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 29(1):1613.


Bhabad, D. T., Therese, S., and Gedam, M. (2017). Multimedia based information retrieval approach based on ASR and OCR and video recommendation system. In 2017 International Conference on Current Trends in Computer, Electrical, Electronics and Communication (CTCEEC), pages 1168–1172.


Bird, S., Klein, E., and Loper, E. (2009). Natural language processing with Python: analyzing text with the natural language toolkit. "O’Reilly Media, Inc.".


Cedefop (2014). Terminology of European education and training policy: A selection of 130 terms (2nd ed.). Luxembourg: Publications Office.


De Lima Medeiros, S. F. and Pansanato, L. (2015). Estudo das preferências de alunos e professores sobre videoaula para identificar requisitos de software para ferramentas de produção. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), volume 26, page 219.


De Medio, C., Limongelli, C., Marani, A., and Taibi, D. (2019). Retrieval of educational resources from the web: A comparison between Google and online educational repositories. InInternational Conference on Web-Based Learning, pages 28–38. Springer.


García-Floriano, A., Ferreira-Santiago, A., Yáñez-Márquez, C., Camacho-Nieto, O., Aldape-Pérez, M., and Villuendas-Rey, Y. (2017). Social web content enhancement in a distance learning environment: intelligent metadata generation for resources. International Review of Research in Open and Distributed Learning, 18(1):161–176.


McClelland, M. (2003). Metadata standards for educational resources. Computer, 36(11):107–109.


Morettin, P. A. and Bussab, W. O. (2017). Estatística básica. Saraiva Educação SA.


Pal, S., Pramanik, P. K. D., Majumdar, T., and Choudhury, P. (2019). A semi-automatic metadata extraction model and method for video-based e-learning contents. Education and Information Technologies, 24(6):3243–3268.


Taliesin, B. (2003). CLEO extensions to the IEEE learning object metadata.


Westerhout, E., Monachesi, P., Markus, T., and Posea, V. (2010). Enhancing the learning process: Qualitative validation of an informal learning support system consisting of a knowledge discovery and a social learning component. In Wolpers, M., Kirschner, P. A., Scheffel, M., Lindstaedt, S., and Dimitrova, V., editors, Sustaining TEL: From Innovation to Learning and Practice, pages 374–389, Berlin, Heidelberg. Springer Berlin Heidelberg.


Publicado
24/11/2020
BARROS FERREIRA, João Pedro; MASCHIO, Pedro de Tôrres; SANTANA, Thalia Santos de; COSTA, Newarney Torrezão da; PEREIRA JÚNIOR, Cleon. Análise de Vídeos como Recurso Educacional em Plataforma Não Formal de Aprendizagem. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 1733-1742. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1733.