O uso continuado de ferramenta computacional baseada em questões do ENADE para a avaliação diagnóstica de alunos do curso de Sistemas de Informação: um estudo de caso

Resumo


Este trabalho relata a avaliação diagnóstica de estudantes de um curso de Sistemas de Informação (SI) apoiada por um sistema Web, chamado Questione, que armazena e indexa questões com estruturas semelhantes às questões aplicadas no Enade. O artigo relata a evolução dos estudantes com relação às competências mensuradas e como esses dados serviram para a tomada de decisão de um curso de SI, por meio do feedback coletado com os professores que participaram do processo. Ao analisar todos os elementos desta pesquisa, pode-se concluir que o sistema Questione foi fundamental para sistematizar a avaliação diagnóstica, permitindo que a catalogação das questões e a aplicação dos simulados se tornasse uma tarefa simples e rotineira dentro do curso.
Palavras-chave: Educação em Ciência da Computação, Sistema de aprendizagem baseado na Web, Avaliação de alunos e professores

Referências

BRASIL. Sistema nacional de avaliação da educação superior - sinaes. 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm​.


BRASIL. Portaria Inep no 513 de 6 de junho de 2017. 2017. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/legislacao/2017/sistemas_de_informacao_-_portaria_n_513_de_6_de_junho_de_2017.pdf​.


BRASIL. Resolução no 5, de 16 de novembro de 2016. 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=52 101-rces005-16-pdf&category_slug=novembro-2016-pdf&Itemid=30192​.


Hinojo-Lucena, F.-J.; Aznar-Díaz, I.; Cáceres-Reche, M.-P.; Trujillo-Torres, J.-M.; Romero-Rodríguez, J.-M. Sharenting: Internet addiction, self-control and online photos of underage children. ​Comunicar Rev. Cient. Comunicación Educ.​ 2020, ​28.​


Hora, H. R. M.; Monteiro, G. T. R; Arica, J. Confiabilidade em Questionários para Qualidade: Um estudo com o coeficiente Alfa de Cronbach. Produto & Produção, vol. 11, n. 2, p. 85-103, jun. 2010. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/ProdutoProducao/article/viewFile/9321/8252​. Acesso em: 24 de Junho de 2020.


Larman, C. Utilizando UML e padrões [recurso eletrônico]: uma introdução à análise e ao projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento iterativo. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.


Lima, P. S. N.; Ambrósio, A. P. L.; Félix I. M.; Brancher, J. D.; Ferreira, D. J. Content Analysis of Student Assessment Exams. IEEE. 2018. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/8659169​. Acesso em: 02 de Julho de 2020.


Questione. Sistema Questione. Disponível em: ​https://questione.ifce.edu.br/​. Acesso em: 01 de Setembro de 2020.
Publicado
24/11/2020
BARBOSA, Pedro Luis Saraiva; CARVALHO, Windson Viana de. O uso continuado de ferramenta computacional baseada em questões do ENADE para a avaliação diagnóstica de alunos do curso de Sistemas de Informação: um estudo de caso. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 1743-1752. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1743.