Lições aprendidas em Computação através da criação de um jogo educacional: entre autômatos e design de aprendizagem
Resumo
Pesquisadores têm buscado alternativas que possam promover motivação e engajamento utilizando metodologias ativas nos cursos de Computação. Seguindo esta linha, este trabalho descreve a perspectiva de um estudante de Licenciatura em Computação por meio do método qualitativo de "narrativa de vida", em uma disciplina de graduação que usou como abordagem pedagógica a Aprendizagem Baseada em Desenvolvimento de Jogos, através de game design. São relatados os resultados agregados ao estudante após idealizar e desenvolver um jogo educacional com temática computacional, com destaque ao desenvolvimento de habilidades em manipulação de autômatos e programação de estrutura de dados, como grafos e listas.
Palavras-chave:
Computação, jogos, narrativa de vida
Referências
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Publicado
24/11/2020
Como Citar
HONDA, Fabrizio; PIRES, Fernanda; PESSOA, Marcela; OLIVEIRA, Elaine Harada Teixeira de.
Lições aprendidas em Computação através da criação de um jogo educacional: entre autômatos e design de aprendizagem. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
p. 1753-1762.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1753.