AD-RPG: Elicitando requisitos na idade média utilizando um jogo educacional

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar o desenvolvimento de um jogo educacional, do gênero RPG, para apoiar o ensino e aprendizagem de elicitação de requisitos de software, focando em duas técnicas específicas: análise de documentos e entrevista. O jogo foi construído seguindo a metodologia de desenvolvimento ENgAGED, sendo avaliado por um grupo de estudantes de cursos da área de computação, utilizando o modelo MEEGA+ para coleta e sistematização de dados. Como resultados, pode-se destacar, em relação ao atributo experiência do jogador, a diversão e a confiança na aprendizagem, evidenciada pela totalidade de estudantes respondentes. Do ponto de vista da percepção da aprendizagem, a maioria dos estudantes sinalizou o potencial do jogo para a aprendizagem das técnicas trabalhadas. É possível concluir, a partir da avaliação, que o jogo AD-RPG se apresenta promissor como ferramenta complementar para o ensino e aprendizagem de elicitação de requisitos, trazendo ao mesmo tempo uma atividade educacional e lúdica.
Palavras-chave: RPG, Educacional, Elicitação de Requisitos, Engenharia de Software, Jogo Educacional

Referências

Amaral, A. and Elias, G. (2017) “A Risk-Based Approach for Selection Software Requirements”. Anais do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Lavras, MG.


Araújo, D. N., Cruz, M. L. P., Pimentel, J. H., Duque, M.; Alencar, F. (2016) “Jogos Educativos no Ensino da Engenharia de Requisitos”. Anais do IX FEES. Maringá, PR.


Araújo, D. C., Rodrigues, A. N., Lima, P. V. de L., Ferreira, M. A. D., Santos, H. R. M. (2016) “Processo de Desenvolvimento do jogo sério Missão Aedes: relações entre objetivos pedagógicos, ludicidade e implicações de design”. Anais do XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). Uberlândia, MG.


Barboza A. T. and Silveira I. F. (2016) “PerMotivE: Um modelo conceitual para Persuasão, Motivação e Engajamento para jogos Educacionais”. In: XV Simpósio Brasileiro de Jogos Digitais e Entretenimento (SBGAMES), São Paulo, SP.


Battistella P. E. and Wangenheim C. G., (2015) ENgAGED: Processo de Desenvolvimento de Jogos para Ensino em Computação”. Relatório técnico, INCoD – UFSC


Benitti, F. B. V. and Jefferson, S. M. (2008) “Utilização de um RPG no Ensino de Gerenciamento e Processo de Desenvolvimento de Software”. In: XXVIII WEI-Workshop sobre Educação em Computação.


Boas, J. L. V., Teixeira, M. A. L., Damaceno, E. F., Brancher, J. D. (2017) “GamAPI-Uma API para Gamificação”. Informática na educação: teoria & prática, v. 20 n.1.


Bonwell C. C. and Eison J. A. (1991) “Active learning: Creating excitement in the classroom”. Washington, DC: Association for the Study of Higher Education.


Brito, L. F., Ramos, R. A., de Oliveira Neto, R. F., Leal, B. G. (2018) “Avaliação Do Jogo SIMULES No Apoio Ao Ensino e Aprendizagem de Engenharia de Software”. Brazilian Journal of Education, Technology and Society (BRAJETS).


Brito, A. L. de S. (2017) “Level Up: uma proposta de processo gamificado para a educação”. Dissertação (Mestrado) - Mestrado Profissional em Engenharia de Software, PPG em Engenharia de Software, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.


Carvalho, A. M. R. and CHIOSSI, T. C. S. (2001) “Introdução à Engenharia de Software”. Campinas: Editora da Unicamp.


Fredricks J. A., Blumenfeld P. C., Paris A. H. (2004) “School engagement: Potential of the concept, state of the evidence”. Review of Educational Research.


BABOK (2015) “Um guia para o Corpo de Conhecimento de Análise de Negócios™ - BABOK GUIA v.3.0.”. IIBA.


Gonçalvez, R. Q., Thiry, M., Zoucas, A. (2011) “Avaliação da aprendizagem em experimentos com jogos educativos de engenharia de requisitos”. Anais do X Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS), Curitiba.


Kalloo, V. and Mohan, P. (2016) “An Investigative Process for Enhancing the Design of a Mathematics Learning Game”. In: 16th ICALT. IEEE.


Lemos, E. L. (2018) “AD-RPG: Elicitando requisitos na idade média por meio de um jogo educacional adaptativo”. Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação, PPGCC da Universidade Federal de Santa Maria.


Lucia A. and Qusef A. (2010) “Requirements Engineering in Agile Software Development”. Journal of Emerging Technologies in Web Intelligence.


Marinato, M. S. and Alves, S. V. L (2019) “Uma proposta de gamificação para o ensino da Engenharia de Software”. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Brasília, DF.


Mitchell A., Petter S., Harris A. L. (2017) “Learning by Doing: Twenty Successful Active Learning Exercises for Information System Courses”. Journal of Information Technology Education: Innovations in Practice.


Petri G., Von Wangenheim C. G., Borgatto A. F. (2017) “Evolução de um Modelo de Avaliação de Jogos para o Ensino de Computação”. XXV CSBC/WEI. São Paulo, SP.


Petri, G. and Chiavegatti, N. C. (2015) “Um role playing game para o ensino de elicitação e análise de requisitos”. Revista Novas Tecnologias na Educação. v. 13, n. 1.


Rocha J. F. S., Onezino G. M., Kenia K., Gomes W. F. (2013) “Em jogo os Direitos e Deveres dos Servidores Públicos do Estado de Sergipe”. In: Anais do XXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). Campinas, SP.


Santos, S. H. N., Costa, Y. D. J. S., dos Santos, D. V., Barradas Filho, A. O., Junior, J. B. B., Cabrejos, L. J. E. R. (2020) Identifying Serious Games for Software Engineering Teaching in Brazil Through a Systematic Mapping Study. Research, Society and Development.


Seixas, L. da R., Gomes, A. S., Melo Filho, I. J. (2016) “Effectiveness of gamification in the engagement of students”. Computers in Human Behavior.


Souza, E. S. (2015). “Uso de jogos de role playing game (rpg) como uma estratégia possível de aprendizagem de conteúdos de biologia na educação de jovens e adultos”. Revista Cientifica Interdisciplinar.


Thiry M., Zoucas, A., Gonçalves, R. Q. (2010) “Promovendo a Aprendizagem de Engenharia de Requisitos de Software Através de um Jogo Educativo”. In: XXI SBIE, João Pessoa, PB.


Vieira C. and Mezzaroba C. (2010) “Ludoeducação.” IADE Publicações, Blumenau, SC.


Publicado
24/11/2020
LEMOS, Eduardo Luis; CONCEIÇÃO, Marcelo Henrique; NUNES, Felipe Becker; MEDINA, Roseclea Duarte; BERNARDI, Giliane. AD-RPG: Elicitando requisitos na idade média utilizando um jogo educacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 1763-1772. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1763.