Ciência da Computação e Engenharia de Software: semelhanças e diferenças a partir da realidade dos egressos

  • Aline Vieira de Mello Universidade Federal do Pampa
  • Alice Fonseca Finger Universidade Federal do Pampa http://orcid.org/0000-0003-4168-2872
  • Andréa Sabedra Bordin Universidade Federal do Pampa

Resumo


No Brasil, as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação de Computação estabelecem o que é esperado dos egressos de cada curso da área. Especificamente em relação aos cursos de Ciência da Computação (CC) e Engenharia de Software (ES) são instituídas algumas diferenças mas também várias semelhanças, o que pode resultar em egressos com perfis muito parecidos. Considerando esse cenário, o presente trabalho tem como objetivo apresentar os perfis de CC e ES a partir da realidade dos egressos, identificando as semelhanças e diferenças. Os resultados obtidos mostram que existem diferenças entre os perfis em relação à atuação profissional, o que não pode ser afirmado em relação à formação acadêmica.
Palavras-chave: Educação em Computação, Egressos, Perfil

Referências

Brasscom (2017). Guia de Funções de Tecnologia da Informação e Comunicação no Brasil. Disponível em: https://brasscom.org.br/wp-content/uploads/2017/08/ brasscom-guiadefuncoesdetic2aedicao-2017.pdf. Acesso em: 18 jul. 2020.


da Silva Figueiredo, K., de Azevedo, J. K. N., Azevedo, J. G., de Arruda dos Santos, K. A., de Souza Rosa Gomes, R., Ventura, T. M., and Maciel, C. (2018). Perfil dos Egressos e Egressas de Computação de Mato Grosso no Mercado de Trabalho. In Anais do IX Computer on the Beach, pages 209–306. Universidade do Vale do Itajaí


Garcia, V., Santana, B., Gaiardo, G., Lucca, L., Cardoso, P., and Librelotto, G. (2018). Perfil dos Egressos do Curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Santa Maria (Extendido), pages 37–53.


Hazzan, O. (2007). The influence of software intangibility on computer science and software engineering education. SIGSOFT Softw. Eng. Notes, 32(3): 7–8.


Meziane, F. and Vadera, S. (2004). A comparison of computer science and software engineering programmes in english universities. In 17th Conference on Software Engineering Education and Training, 2004. Proceedings, pages 65–70.


Ministério da Educação (2016). Resolução nº 5, de 16 de novembro de 2016.


Parnas, D. L. (1999). Software engineering programs are not computer science programs. IEEE Software, 16(6):19–30.


Rasool, G. and Tahir, T. (2014). A comparison of software engineering and computer science undergraduate programs in pakistan. In 2014 12th International Conferenceon Frontiers of Information Technology, pages 97–102.


UNIPAMPA (2009). Universidade Federal do Pampa. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Ciência da Computação. Alegrete, RS, 2009. Disponível em: http://dspace.unipampa.edu.br/handle/riu/97. Acesso em: 18 jul. 2020.


UNIPAMPA (2010).Universidade Federal do Pampa. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Engenharia de Software. Alegrete, RS, 2010. Disponível em: http://dspace.unipampa.edu.br/handle/riu/100. Acesso em: 18 jul. 2020.
Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
DE MELLO, Aline Vieira; FINGER, Alice Fonseca; BORDIN, Andréa Sabedra. Ciência da Computação e Engenharia de Software: semelhanças e diferenças a partir da realidade dos egressos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 1773-1782. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1773.