Acessibilidade e Ludicidade no Ensino de Computação

  • Rayana Bonfanti Instituto Federal da Bahia
  • Ernandes Santos Instituto Federal da Bahia
  • Mário Maselli Instituto Federal da Bahia
  • Josualdo Dias Instituto Federal da Bahia

Resumo


O cenário da educação inclusiva ainda é precário nos dias atuais, sobretudo, no ensino de Computação. Assim, os métodos e práticas que trazem a acessibilidade, são formas de inclusão e melhor desenvolvimento no ensino e aprendizado. Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir a experiência da aplicação e contribuição de jogos lúdicos com acessibilidade para deficientes visuais no ensino de Computação. Uma atividade foi aplicada para estudantes da área de Computação, tendo como base o estimulo à cognição, exercício do Pensamento Computacional, promoção da acessibilidade para o ensino de Computação. A aplicação pode conduzir a uma atividade colaborativa com ênfase na acessibilidade, para o ensino e aprendizado de forma lúdica.
Palavras-chave: Ludicidade, Computação, Acessibilidade, Pensamento Computacional

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Publicado
24/11/2020
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BONFANTI, Rayana; SANTOS, Ernandes; MASELLI, Mário; DIAS, Josualdo. Acessibilidade e Ludicidade no Ensino de Computação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 1783-1792. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1783.