O Uso do Robomind no Processo de Aprendizagem de Programação: Uma Revisão Sistemática da Literatura

  • Leonardo Soares Silva Instituto Federal de Pernambuco
  • Elmano Ramalho Cavalcanti Instituto Federal de Pernambuco

Resumo


O Robomind é uma tecnologia educacional apoiada em recursos lúdicos e pedagógicos para dar suporte ao aprendizado de programação. Sumarizar as evidências acadêmicas já publicadas sobre o uso deste software é fundamental para avaliar sua eficácia. Uma revisão sistemática da literatura foi realizada e observou-se que os estudantes que utilizaram o Robomind apresentaram maior motivação com os estudos, interesse pela área de computação e menor evasão. Por outro lado, os ganhos de aprendizagem foram divergentes. Por fim, discutem-se as fragilidades científicas e estatísticas observadas na maioria dos estudos e contribuições são apresentadas para aperfeiçoar pesquisas na área de informática na educação.
Palavras-chave: Robomind, Aprendizagem de Programação, Ludicidade

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Publicado
24/11/2020
SILVA, Leonardo Soares; CAVALCANTI, Elmano Ramalho. O Uso do Robomind no Processo de Aprendizagem de Programação: Uma Revisão Sistemática da Literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 1793-1802. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1793.