A Importância da Linguagem Nativa para a Aprendizagem Significativa em Lógica de Programação

Resumo


O aprendizado inicial de algoritmos se torna mais árduo quando a linguagem de programação utilizada possui comandos em uma língua estrangeira não dominada pelo aluno. O propósito deste estudo é compreender o impacto do uso da linguagem nativa do aprendiz nos estudos iniciais de programação. Um questionário foi aplicado ao final de quatro semestres consecutivos de um curso introdutório de programação e cinco perguntas foram selecionadas para o identificar nível de satisfação dos alunos e a eficiência do processo educacional. Os resultados obtidos mostram que a maior parte dos alunos entrevistados se mostrou satisfeita, teve as suas expectativas atendidas e recomenda a metodologia utilizada.
Palavras-chave: Teoria da Aprendizagem Significativa, Algoritmos, Introdução à Programação

Referências

Ausubel, D. (2000) The Acquisition and Retention of Knowledge: A Cognitive View. Springer Netherlands.


Ausubel, D., Novak, J., & Hanesian, H. (1978). Educational Psychology: A Cognitive View (2nd Ed.). New York: Holt, Rinehart & Winston.


Bosse, Y. e Gerosa, M. A. (2015) Reprovações e trancamentos nas disciplinas de introdução à programação da universidade de São Paulo: um estudo preliminar. In Workshop sobre Educação em Informática, Recife, Julho de 2015.


Ezenwoye, O. (2018) What language? - The choice of an introductory programming language. In 2018 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE). IEEE, 2018.


Gu, Lingkang & Yan, Nan & Xiu, Yu. (2017). Discussion on Teaching Methods and Choice of Programming Language on Software Engineering Major. DEStech Transactions on Engineering and Technology Research.


Guo, P. J. (2018). Non-native english speakers learning computer programming: Barriers, desires, and design opportunities. In Proceedings of the 2018 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems, pages 1–14.


Karatrantou, A., Panagiotakopoulos, C. e Patras, A. (2008). Algorithm, pseudo-code and lego mindstorms programming. In Proceedings of International Conference on Si- mulation and Programming for Autonomous Robots/Teaching with Robotics: Didactic Approaches and Experiences, Venice, Italy, pages 70–79.


Klir, J. e Yuan, B. (1995) Fuzzy sets and fuzzy Logic - theory and applications. Upper Saddle River: Prentice-Hall PTR.


Olatunji, E. K., Oladosu, J. B., Odejobi, O. A. e Olabiyisi, S. O. (2019). A needs assessment for indigenous african language-based programming languages. Annals of Science and Technology, 4(2):1–5.


Oliveira, O. L., Monteiro, A. M. e Roman, N. T. (2013). Can natural language be utilized in the learning of programming fundamentals? In 2013 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1851–1856. IEEE.


Olsen, A. L. (2005). Using pseudocode to teach problem solving. Journal of Computing Sciences in Colleges, 21(2), 231-236.


Rissoli, V., Giraffa, L., e Barone, D. (2007). Uma Proposta de Aplicação de Lógica Fuzzy para Modelagem do Processo de Raciocínio de um Assistente Virtual. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 1(1), 350-359.


Watkins, D., Marsh, H. W. e Young, D. (1987). Evaluating tertiary teaching: A new zealand perspective. Teaching and Teacher Education, 3(1): 41–53.


Watson, C. e Li, F. W. (2014). Failure rates in introductory programming revisited. In Proceedings of the 2014 conference on Innovation & technology in computer science education, pages 39–44.


Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Geovana; SANTOS, Giovanni; RISSOLI, Vandor. A Importância da Linguagem Nativa para a Aprendizagem Significativa em Lógica de Programação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 1803-1812. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1803.