OntoScratch: ontologias para a avaliação do ensino de Pensamento Computacional através do Scratch

Resumo


Este artigo apresenta uma representação de conhecimento baseada em ontologias para representar um projeto Scratch e as avaliações de habilidades de pensamento computacional realizadas sobre ele ao longo do tempo, como forma de prover suporte para a realização de análises e inferências que auxiliem na compreensão do conhecimento adquirido pelo aluno, sua evolução e outros aspectos relacionados a seu aprendizado. Os resultados demonstram a eficiência e potencial desta representação, sendo capaz de reproduzir fielmente, através de consultas SPARQL, a avaliação de habilidades do pensamento computacional da ferramenta Dr. Scratch.
Palavras-chave: Engenharia de Ontologias, Modelagem Semântica, Ontologias, Pensamento Computacional, Scratch

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Publicado
24/11/2020
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ARAUJO, Nícolas de; PRIMO, Tiago Thompsen; PERNAS, Ana Marilza. OntoScratch: ontologias para a avaliação do ensino de Pensamento Computacional através do Scratch. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 1823-1832. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1823.