Uma ontologia de referência para arquiteturas pedagógicas

Resumo


O advento da cultura digital nos proporciona um momento oportuno para favorecer interações que potencializem situações propícias à construção de conhecimento. Entretanto, a elaboração de propostas pedagógicas inovadoras requer um suporte teórico que garanta a efetividade de novas iniciativas. Neste contexto, as Arquiteturas Pedagógicas têm se mostrado adequadas para a elaboração de soluções baseadas em abordagens abertas e flexíveis. Apesar dos inúmeros trabalhos existentes apoiados nesta concepção teórica, este domínio ainda carece de uma conceitualização compartilhada e formal. Este trabalho apresenta uma ontologia para arquiteturas pedagógicas, sua validação e por fim mostramos como usá-la na formulação de novas arquiteturas.

Palavras-chave: Arquitetura Pedagógica, Ontologia, Formalização

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Publicado
22/11/2021
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SILVEIRA, Pedro David Netto; ARAGÓN, Rosane; CURY, Davidson; MENEZES, Crediné Silva de. Uma ontologia de referência para arquiteturas pedagógicas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 24-34. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218200.