Ambiente de Acompanhamento e Controle de Avaliação de Aprendizado em Plataforma de Ensino Virtual

  • Wellington Pacheco Universidade Federal do Piauí
  • Martony Demes Universidade Federal do Piauí
  • James da L. Dias Universidade Federal do Piauí
  • Tardelly Cavalcante Universidade Federal do Piauí
  • André Soares Universidade Federal do Piauí
  • Jordão Frazão Universidade Federal do Piauí
  • Anselmo Paiva Universidade Federal do Maranhão

Resumo


Os ambientes virtuais de ensino proporcionam uma alternativa para a modalidade à distância. E isso notabilizou-se nesse período de pandemia e isolamento social. O desafio, entretanto, está na aplicação da avaliação dos estudantes. Isso se deve à necessidade de como supervisionar a aplicação de avaliações online e evitar tentativas de fraudes. Para tanto, esse artigo apresenta uma proposta de monitoramento digital de aplicação de exame online. Os resultados sugerem uma possibilidade controlar e fiscalizar a aplicação de exames no contexto do ensino remoto.

Palavras-chave: Plataforma de Ensino Virtual, Monitoramento Digital, Ensino Remoto, Tentativa de fraude

Referências

Asep, H. S. and Bandung, Y. (2019). A design of continuous user verification for online exam proctoring on m-learning. In 2019 International Conference on Electrical Engineering and Informatics (ICEEI), pages 284–289. IEEE.

Braga, M., e Silva, W. S., Junior, O. O., and Torres, R. (2021). Análise de sentimento com rede neural convolucional: uma investigação do fator motivacional da metodologia de aprendizagem criativa. In Anais do XLVIII Seminário Integrado de Software e Hardware, pages 191–200, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Hu, S., Jia, X., and Fu, Y. (2018). Research on abnormal behavior detection of online examination based on image information. In 2018 10th International Conference on Intelligent Human-Machine Systems and Cybernetics (IHMSC), volume 2, pages 88–91. IEEE.

Indi, C. S., Pritham, K., Acharya, V., and Prakasha, K. (2021). Detection of malpractice in e-exams by head pose and gaze estimation. International Journal of Emerging Technologies in Learning, 16(8).

Li, H., Xu, M., Wang, Y., Wei, H., and Qu, H. (2021). A visual analytics approach to facilitate the proctoring of online exams. In Proceedings of the 2021 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems, pages 1–17.

Muzaffar, A. W., Tahir, M., Anwar, M. W., Chaudry, Q., Mir, S. R., and Rasheed, Y. (2021). A systematic review of online exams solutions in e-learning: Techniques, tools, and global adoption. IEEE Access, 9:32689–32712.

Prathish, S., Bijlani, K., et al. (2016). An intelligent system for online exam monitoring. In 2016 International Conference on Information Science (ICIS), pages 138–143. IEEE.

Vieira, M. and Silva, C. (2020). A educação no contexto da pandemia de covid-19: uma revisão sistemática de literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, 28(0):1013–1031.

Zhang, X., Sugano, Y., Fritz, M., and Bulling, A. (2015). Appearance-based gaze estimation in the wild. In Proceedings of the IEEE conference on computer vision and pattern recognition, pages 4511–4520.
Publicado
22/11/2021
PACHECO, Wellington; DEMES, Martony; DIAS, James da L.; CAVALCANTE, Tardelly; SOARES, André; FRAZÃO, Jordão; PAIVA, Anselmo. Ambiente de Acompanhamento e Controle de Avaliação de Aprendizado em Plataforma de Ensino Virtual. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 48-57. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218349.