Avaliação dos Habilitadores da Educação 4.0: Transformação Digital da Educação Multidisciplinar em Mudanças Climáticas
Resumo
A educação é um meio estratégico de mitigação e adaptação humana às mudanças climáticas. Ao invés de ser tratado separadamente e ensinado e aprendido de modo tradicional, o tema 'mudanças climáticas' pode estar conectado às disciplinas básicas num paradigma de Educação 4.0. Este trabalho apresenta a especificação e avaliação de propostas de uso dos habilitadores da Educação 4.0, visando a transferência e aquisição de conhecimentos de disciplinas básicas a partir da problemática de causas e impactos das mudanças climáticas. Ainda, são discutidos os resultados da análise de 53 educadores, apontando que tais propostas têm potencial de agregar valor a estudantes e professores
Referências
Frerich, S., Meisen, T., Richert, A., Petermann, M., Jeschke, S., Wilkesmann, U. and Tekkaya, A. E. (2016). Engineering education 4.0. Cham: Springer International Publishing.
Gonçalves, A. S., Lopes, M. and Reis, D. (2019). Simulador para prevenção e mitigação aos riscos de desastres utilizando realidade virtual. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 25, No. 1, pp. 1239-1243).
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2012) "Matriz de Referência ENEM". Brasília.
OECD. Organisation for Economic Co-operation and Development. (2018). The future of education and skills: Education 2030. OECD Education 2030. OECD Publishing, Paris.
OECD. Organisation for Economic Co-operation and Development. (2019). Trends Shaping Education 2019, OECD Publishing, Paris.
Oliveira, K. K. D. S., and de Souza, R. A. (2021). Digital Transformation towards Education 4.0. Informatics in Education. doi:10.15388/infedu.2022.13.
Oliveira, K. K., and de Souza, R. (2020). Mudanças climáticas na educação: um levantamento das práticas, ferramentas e tecnologias digitais. In Anais do XI Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais (pp. 151-160). SBC.
ONU. Organização das Nações Unidas. (2015). "Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável". https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2015/10/agenda2030-pt-br.pdf.
Rosenbloom, D. and Markard, J. (2020). A COVID-19 recovery for climate. Science, 368, 447.
Schleicher, A. (2016), Teaching Excellence through Professional Learning and Policy Reform: Lessons from Around the World, International Summit on the Teaching Profession, OECD Publishing, Paris.
UNESCO. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. (2013). Climate Change in the Classroom: UNESCO Course for Secondary Teachers on Climate Change Education for Sustainable Development. Paris: UNESCO.
UNESCO. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. (2020). COVID-19 Educational Disruption and Response". https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse/, Maio.
UNESCO. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. (2016). Getting climate ready: a guide for schools on climate action and the whole-school approach. UNESCO Publishing, Paris.
UNESCO. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. (2015). Not Just Hot Air: Putting Climate Change Education into Practice. UNESCO Publishing, Paris.
UNESCO. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. (2019). The ethical challenges of climate change. UNESCO Publishing, Paris.
WEF. World Economic Forum. (2016). The future of jobs: Employment, skills and workforce strategy for the fourth industrial revolution. In Global Challenge Insight Report, World Economic Forum. Cologny/Geneva, Switzerland.
WEF. World Economic Forum. (2020). Schools of the Future. Defining New Models of Education for the Fourth Industrial Revolution. In Platform for Shaping the Future of the New Economy and Society. Cologny/Geneva, Switzerland.