Utilizando Aprendizado Baseado em Problemas para o Ensino de Paradigmas de Programação

Resumo


Neste trabalho apresentamos os resultados da aplicação da metodologia de Aprendizado Baseado em Problemas (ABP) no ensino-aprendizagem de paradigmas de programação. Para isso, descrevemos a nossa metodologia na forma de um plano de ensino e reportamos os resultados obtidos com a sua execução em uma turma no primeiro semestre letivo de 2020. Como resultado, obtivemos um bom desempenho final da turma, destacando uma maior facilidade em lidar com o paradigma procedimental e uma maior dificuldade em lidar com os paradigmas lógico e funcional. A principal contribuição do uso de ABP está na autonomia desenvolvida pelos estudantes, principalmente nos paradigmas considerados mais difíceis.

Palavras-chave: ABP, paradigmas de programação, paradigma lógico, paradigma funcional, paradigma procedural, paradigma orientado a aspectos

Referências

Cera, M., Forno, M. D., and Vieira, V. G. (2012). A proposal to teach software engineering based on problem solving. Brazilian Journal of Computers in Education, 20(3):116–132.

Cheiran, J. F. P., Rodrigues, E. d. M., Carvalho, E. L. S., and da Silva, J. P. S. (2017). Problem-Based Learning to Align Theory and Practice in Software Testing Teaching. In Proceedings of the 31st Brazilian Symposium on Software Engineering, pages 328–337, New York. ACM Press.

Ecar, M. and da Silva, J. P. (2020). Assessment gamification with fhoment methodo-logy: An action research based case study. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 582–591, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Figuerêdo, C.O.; Santos, S.C., Borba, P.H.; Alexandre, G.H. (2011). Using pbl to develop software test engineers. In 14th IASTED International Conference on Computers and Advanced Technology in Education, page 7, Cambridge. Acta.

Guedes, G. T. A., Bordin, A. S., Mello, A., and Melo, A. M. (2017). Pbl integration intoa software engineering undergraduate degree program curriculum: An analysis of thestudents’ perceptions. In Proceedings of the 31st Brazilian Symposium on Software Engineering, pages 308–317.

Martins, J. G. (2002). Aprendizagem Baseada em Problemas Aplicada a Ambiente Virtual de Aprendizagem. PhD thesis, Universidade Federal de Santa Catarina.

Richardson, I. and Delaney, Y. (2009). Problem based learning in the software engineering classroom. In 22nd Conference on Software Engineering Education and Training,pages 174–181, Washington. IEEE.

Richardson, I., Reid, L., Seidman, S. B., Pattinson, B., and Delaney, Y. (2011). Educating software engineers of the future: Software quality research through problem-based learning. In 24th IEEE-CS Conference on Software Engineering Education and Training,pages 91–100, Honolulu. IEEE.

Santos, S. C., Batista, M. C. M., Cavalcanti, A. P., Albuquerque, J. O., and Meira, S.(2008). Usando pbl na qualificação de profissionais em engenharia de software. In I Fórum de Educação em Engenharia de Software, page 9, Campinas. ACM.

UNIPAMPA (2018). Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Software. Disponível em: [link], Acessado em: 29/06/21.

UNIPAMPA (2020). Diretrizes Operacionais Para Oferta das Atividades de Ensino Remoto Emergenciais. Disponível em: [link], Acessado em: 30/06/21.
Publicado
22/11/2021
FINGER, Alice Fonseca; DA SILVA, João Pablo Silva; ECAR, Miguel. Utilizando Aprendizado Baseado em Problemas para o Ensino de Paradigmas de Programação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 135-144. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218493.