As contribuições da Tecnologia Digital para o ensino de idosos: um mapeamento sistemático da literatura

Resumo


O envelhecimento populacional suscita a busca por meios de capacitar idosos a se manterem ativos, independentes e integrados à sociedade. Neste sentido, este artigo traz um mapeamento sistemático sobre a contribuição da Tecnologia Digital para o ensino de idosos. Realizou-se buscas em bases nacionais e internacionais, e 20 estudos foram analisados. Os principais achados indicam que, no Brasil, a inclusão digital é o foco maior de cursos realizados neste âmbito, enquanto no mundo a aprendizagem ou adoção digital visa aprofundar o conhecimento prévio que os idosos já possuem. No mais, as atividades encontradas na pesquisa visam desenvolver habilidades cognitivas, de memória, motora e de resolução de problemas.

Palavras-chave: mapeamento sistemático, inclusão digital para idosos, tecnologia digital

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Publicado
22/11/2021
PIRES, Andressa Kroeff; NUNES, Clarissa Bezerra de Melo Pereira; NUNES, Isabel Dillmann. As contribuições da Tecnologia Digital para o ensino de idosos: um mapeamento sistemático da literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 179-190. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218513.