CREsT - Uma Ferramenta para o Auxílio do Ensino de Confiabilidade em Circuitos Digitais

  • Laura Quevedo Jurgina Universidade Federal de Pelotas
  • Matheus F. Pontes Universidade Federal de Pelotas
  • Clayton R. Farias Universidade Federal do Rio Grande
  • Guilherme Manske Universidade Federal de Pelotas
  • Rafael B. Schvittz Universidade Federal do Rio Grande
  • Paulo F. Butzen Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Leomar Soares Rosa Júnior Universidade Federal de Pelotas

Resumo


Este trabalho descreve a ferramenta CREsT, desenvolvida para dar suporte ao ensino de confiabilidade em circuitos digitais. A confiabilidade deve ser levada em consideração na arquitetura de circuitos e está presente nas discussões mais recentes da área. Entretanto, sua complexidade é uma barreira para que seu estudo seja incorporado em sala de aula. Neste contexto, o CREsT foi construído. O software foi avaliado em sala de aula, com um grupo de 33 alunos da disciplina de Concepção de Circuitos Integrados e teve resposta positiva e bem recebida pela comunidade, indicando o sucesso no objetivo da ferramenta.

Palavras-chave: Ensino de Confiabilidade, Circuitos Digitais, Ferramenta

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Publicado
22/11/2021
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JURGINA, Laura Quevedo; PONTES, Matheus F.; FARIAS, Clayton R.; MANSKE, Guilherme; SCHVITTZ, Rafael B.; BUTZEN, Paulo F.; ROSA JÚNIOR, Leomar Soares. CREsT - Uma Ferramenta para o Auxílio do Ensino de Confiabilidade em Circuitos Digitais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 191-202. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218522.