Uma Ferramenta para Apoiar Professores no Planejamento de Trabalhos em Grupo: Um Estudo de Caso

  • Edmar Welington Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Marcos Roberto da Silva Borges Universidade de Navarra

Resumo


Neste estudo, propõe-se uma ferramenta computacional para apoiar professores no planejamento de cenários de aprendizagem em grupo. Realizou-se um estudo de caso, com professores em situações reais de planejamento em suas disciplinas de graduação presencial. Os resultados obtidos mostraram que, para a amostra considerada, a ferramenta foi capaz de apoiá-los e orientá-los ao longo do processo, ajudando-os tanto na especificação de elementos relevantes ao processo quanto na sua assimilação. A ferramenta, pois, apresenta potencial para evitar que cenários de aprendizagem em grupo sejam inapropriadamente e ineficientemente estruturados, diminuindo as chances de um aprendizado pouco efetivo.

Palavras-chave: Aprendizagem Colaborativa, Design Instrucional, Estudo de Caso

Referências

Barkley, E. F., Major, C. H., K., Cross, K. P. (2014) "Collaborative Learning Techniques: A Handbook for College Faculty". 2nd ed. Jossey-Bass, San Francisco.

Battou, A., Baz, O., Mammass, D. (2016) "Learning design approaches for designing learning environments: a comparative study". International Conference on Multimedia Computing and Systems.

Bennett, S., Agostinho, S., Lockyer, L (2015) "Technology tools to support learning design: Implications derived from an investigation of university teachers' design practices". Computers & Education, New York, v. 81, p. 211-220.

Challco, G. C., Bittencourt, I. I.; Isotani, S. (2016) Computer-based systems for automating instructional design of collaborative learning scenarios: a systematic literature review. International Journal of Knowledge and Learning, v. 11, n. 4.

Chikh, A. (2014) "A general model of learning design objects". Journal of King Saud University: Computer and Information Sciences, v. 26, n. 1, p. 29-40.

Clement, M., Vandeput, L., Osaer, T. (2016) "Blended learning design: a shared experience". Procedia: Social and Behavioral Sciences, v. 228, p. 582-586.

Dillenbourg, P. (2002) "Over-scripting CSCL: The risks of blending collaborative learning with instructional design". Three worlds of CSCL. Can we support CSCL? Heerlen: Open University Nederland, p. 61–91.

Gillies, R. M., Boyle, M. (2010) "Teachers’ reflections on cooperative learning: issues of implementation". Teaching and Teacher Education, New York, v. 26, p. 933-940.

Höver, K. M., Mühlhäuser, M. (2014) "Can We Use S-BPM for Modeling Collaboration Scripts?" Communications in Computer and Information Science, p. 174-187.

Isotani, S., Mizoguchi, R., Isotani, S., Capeli, O. M., Isotani, N., Albuquerque, A. R., Jaques, P. (2013) "A Semantic Web-based authoring tool to facilitate the planning of collaborative learning scenarios compliant with learning theories". Computer and Eucation, 63, p. 267-284.

Isotani, S., Mizoguchi, R., Inaba, A. (2010) "The foundations of a theory-aware authoring tool for CSCL design". Computers and Education, 54(4), p. 809-834.

Kaendler, C. et al. (2015) "Teacher competencies for the implementation of collaborative learning in the classroom: a framework and research review". Educational Psychology Review, v. 54, n. 3, p. 505-536.

Oliveira, E. W., Borges, M. R. S. (2019) "How Educators Design Group Learning Scenarios in Higher Education?". International Conference on Information Technology Based Higher Education and Training, Magdeburg, Germany, p 1-9.

Ruys, I., Van Keer, H., Aeltermamn, A. (2011) "Student teachers’ skills in the implementation of collaborative learning: a multilevel approach". Teaching and Teacher Education, New York, v. 27, p. 1090-1100.

Yin, R. K. (2015) "Estudo de caso: planejamento e métodos". 5. ed. Porto Alegre: Bookman.
Publicado
22/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Edmar Welington; BORGES, Marcos Roberto da Silva. Uma Ferramenta para Apoiar Professores no Planejamento de Trabalhos em Grupo: Um Estudo de Caso. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 259-269. DOI: https://doi.org/10.5753/10.5753/sbie.2021.218713.