Grana - Educação financeira para crianças de escolas rurais através de um jogo para dispositivos móveis

Resumo


Este artigo apresenta o desenvolvimento de um jogo para dispositivos móveis que transmite conceitos de educação financeira para alunos de escolas rurais. Sua criação foi norteada pelos princípios de gamificação e user experience (UX). O jogo possui níveis com perguntas sobre situações do cotidiano do sertão nordestino e um sistema de recompensa através de moedas que podem ser usadas na loja do jogo ou guardadas. O aplicativo foi testado com 15 alunos, obtendo um alto grau de aceitação e jogabilidade. Em estudos externos, o software foi analisado, avaliado e enquadrado como objeto de aprendizagem. Atualmente, pode ser baixado na play store da Google.

Palavras-chave: dispositivos móveis, gamificação, educação, jogo, educação financeira

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Publicado
22/11/2021
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CAVALCANTE, Carlos H. L.; PEREIRA, Maria L. A.; FERREIRA, Claudiane G.; SANTOS, Francisco A. G.; COSTA, Ana A. C.; COSTA, Rafael Lopes; SILVA, Bruno Correia da; LEAL, Fernanda Felipe. Grana - Educação financeira para crianças de escolas rurais através de um jogo para dispositivos móveis. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 360-370. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218285.