Aplicações de princípios da Informática na Educação para a Virtualização do Portfólio de Atividades Didáticas "A fada que tinha ideias"
Resumo
O presente artigo descreve o processo de virtualização do Portfólio Didático da História "A fada que tinha ideias". Este tem como objetivo tornar possível a aplicação de atividades de alfabetização levando em consideração a realidade do ensino remoto, tal como reduzir o custo com os materiais didáticos que ocorre na aplicação física deste portfólio. O pilar metodológico central para o desenvolvimento foi a Teoria da Carga Cognitiva. Os frameworks utilizados foram o Construct 2 e o Inkscape. Após aplicação dos questionários avaliativos aos professores pedagogos, obteve-se resultados positivos quanto a usabilidade do portfólio.
Referências
BROUSSEAU, Guy. Os diferentes papéis do professor. Parra: C. & Saiz, I. (Orgs.), 1996.
BULHÕES, Daniel Brito; ASSIS, Luciana Pereira; BODOLAY, Adriana Nascimento; ANDRADE, Alessandro Vivas; PITANGUI, Cristiano Grijó. Professora Vitória: um Chatbot para o ensino da Leitura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 451-460. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.451.
CECCON, Diogo Luiz; PORTO, Josiane Brietzke. BcS: Jogos Digitais no Auxílio do Desenvolvimento de Crianças Especiais com Atraso na Linguagem. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 522-531. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.522.
CHAROLLES, Michel. Introduction aux problèmes de la cohérence des textes. Langue Française. Paris: Larousse, n.38, p.7-41, mai 1978.
CHEVALLARD, Yves. Sobre a teoria da transposição didática: algumas considerações introdutórias. Revista de educação, ciências e matemática, v. 3, n. 2, 2013.
CORDEIRO, Karolina. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. Brasil: Faculdades IDAAM. 2020.
DEHAENE, Stanislas. Les neurones de la lecture. Paris: Odile Jacob, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1988.
GOMBERT, J. . Metalinguistic Development. Chicago: University of Chicago, 1992.
GOODMAN, Kenneth S. Unidade na leitura – um modelo psicolingüístico transacional. Letras de Hoje, n. 86, p. 9-43. Porto Alegre: EDIPUCRS: 1991.
HALLIDAY, M. A. K. & HASAN, R. Cohesion in English. London: Longman,1976.
KATO, M. A. O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fontes,2007.
LEMOS, Regiane F. F.. O uso dos jogos digitais como atividades didáticas no 2º ano do ensino fundamental. TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. set 2016.
MELO, Marcus Vinicius Cardoso de; SEGATO, Tiago; MOMBACH, Jaline. Apolo: Versão Digital de um Jogo de Tabuleiro para Apoio ao Ensino na Educação Básica. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), [S.l.], p. 873, nov. 2019. ISSN 2316-6533. Disponível em: <https://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/8815>. Acesso em: 26 jul. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.873.
NASCHOLD, Angela. Chuvas. et al (Coord.) Projeto Leitura + Neurociências: interfaces na educação integral. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018. Disponível em: [link]. Acesso: 14 set. 2021.
NASCHOLD, Angela. Chuvas. Portfólio Didático da História "A fada que tinha ideias" Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019.
NICOLESCU, Basarab et al. O manifesto da transdisciplinaridade. 1999.
NIELSEN, Jakob. Response times: the three important limits. Usability Engineering. 1993.
NIELSEN, Jakob. Usability engineering: Elsevier. 1994.
NOVAK, Joseph D.; CAÑAS, Alberto J. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Práxis Educativa, v. 5, n. 1, p. 9-29, 2010.
OLIVEIRA, Vinicius Gangana de; Porrozzi, Renato. Possibilidades e limitações da informática na educação. Revista Praxis v. 1, n. 1. 2009.
OLIVEIRA, Paulo; FONTOURA, Lisandra; MEDINA, Roseclea Duarte. Metodologias Usadas no Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos Educacionais: Uma Revisão da Literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 542-551. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.542.
PEREIRA, V.W. (org.). Aprendizado da leitura: ciências e literatura no fio da história. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009.
SANTOS, Leila M. A.; Tarouco, Liane M. R. A importância do estudo da teoria da carga cognitiva em uma educação tecnológica. Revista Novas Tecnologias na Educação v. 5, n. 1. 2007.
SMIDERLE, Rodrigo; RIGO, Sandro; JAQUES, Patricia. Estudando o impacto da gamificação na aprendizagem e engajamento de alunos de acordo com os traços de personalidade e a orientação motivacional. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), [S.l.], p. 793, nov. 2019. ISSN 2316-6533. Disponível em: [link]. Acesso em: 26 jul. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.793.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Penso Editora, 2015.