Aplicações de princípios da Informática na Educação para a Virtualização do Portfólio de Atividades Didáticas "A fada que tinha ideias"

  • Felipe Gabriel M. Serafim UFRN
  • Humberto Rabelo UFRN / UC
  • Angela Maria C. Naschold UFRN
  • Danieli Silva de S. Rabelo UFRN / UC
  • Soraya Medeiros UFRN http://orcid.org/0000-0002-6626-5963
  • Daniel Icaro F. Diniz UFRN
  • Jânio Fernandes UFRN

Resumo


O presente artigo descreve o processo de virtualização do Portfólio Didático da História "A fada que tinha ideias". Este tem como objetivo tornar possível a aplicação de atividades de alfabetização levando em consideração a realidade do ensino remoto, tal como reduzir o custo com os materiais didáticos que ocorre na aplicação física deste portfólio. O pilar metodológico central para o desenvolvimento foi a Teoria da Carga Cognitiva. Os frameworks utilizados foram o Construct 2 e o Inkscape. Após aplicação dos questionários avaliativos aos professores pedagogos, obteve-se resultados positivos quanto a usabilidade do portfólio.

Palavras-chave: Informática, Educação, Gamificação, Virtualização, Jogos Educativos, Alfabetização

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Publicado
22/11/2021
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SERAFIM, Felipe Gabriel M.; RABELO, Humberto; NASCHOLD, Angela Maria C.; RABELO, Danieli Silva de S.; MEDEIROS, Soraya; DINIZ, Daniel Icaro F.; FERNANDES, Jânio. Aplicações de princípios da Informática na Educação para a Virtualização do Portfólio de Atividades Didáticas "A fada que tinha ideias". In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 512-523. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218642.