Tecnologia Assistiva MINDER: possibilidades de um computador de baixo custo na inclusão sociodigital de sujeitos não videntes
Resumo
O avanço tecnológico fez da informática um elemento essencial no cotidiano de todos, tornando-a imprescindível para a inclusão digital e social. Em se tratando das pessoas com algum tipo de deficiência, torna-se indispensável neste processo. Neste contexto, este artigo aborda o projeto que pretende desenvolver um computador pessoal de baixo custo, nomeado MINDER. A metodologia fundamenta-se na Metodologia Colaborativa Aplicada e nos métodos PDCA e PDSII. Ainda em fase de desenvolvimento, a pesquisa tem como resultados preliminares a produção do hardware e software, com base nas proposições dos participantes e aguarda as fases finais para conclusão.
Referências
BRASIL. (1996) "Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996", http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm, Maio.
BRASIL. (2004) "Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004", http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm, Maio.
BRASIL. (2009) "Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009", http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm, Maio.
BRASIL. (2015) "Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015", http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm, Maio.
CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA. (2019) "As Condições de Saúde Ocular no Brasil 2019", https://www.cbo.com.br/novo/publicacoes/condicoes_saude_ocular_brasil2019.pdf, Maio.
DOMINGUES, Celma dos Anjos. (2020) "Políticas públicas, difusão e mediação da tecnologia assistiva na perspectiva dos direitos humanos", Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
FREIRE, Paulo. (2005) "Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro", Paz e Terra.
GARCÍA, Jesus Carlos Delgado García; ITS BRASIL. (2017) "Livro Branco da Tecnologia Assistiva no Brasil", ITS BRASIL.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. (2012) "Censo Demográfico 2010: Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência", [link], Maio.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. (2018) "Nota técnica 01/2018: Releitura dos dados de pessoas com deficiência no Censo Demográfico 2010 à luz das recomendações do Grupo de Washington", [link], Maio.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. (2020) "Síntese de Indicadores Sociais: Uma análise das condições de vida da população brasileira 2020", https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101760.pdf, Maio
VORATO, Simone Uler. (2021) "Método Dialógico, Descritivo e Acessível – DDA: uma estratégia pedagógica para adaptação de material didático para o ensino de ciências na perspectiva da escola inclusiva", Tese de Doutorado, Universidade Federal de Brasília, Brasília.
Gonzáles, E. (Org). Necessidades educacionais específicas: intervenção psicoeducacional. Porto Alegre: Artmed, 2007.
Hogetop, L.; Santarosa, L.M.C, Tecnologias Adaptiva/Assistiva Informáticas na Educação Especial: viabilizando a acessibilidade ao potencial individual. Revista de Informática na Educação: Teoria, Prática. PGIE/UFRGS. V.5 N° 2 p.103-118 nov/2002.
Santarosa, Lucila M. C. Telemática y la inclusión virtual y social de personas con necesidades especiales: un espacio posible en la Internet - RIBIE 2000 - Chile. Disponível em: <http://www.c5.cl/ieinvestiga/actas/ribie2000>. Acesso em 08 mar. 2021.
OMS, Organização Mundial da Saúde. (2021) "Relatório mundial sobre a visão", [link], Maio.
ROMÃO, E. S. e LIMA, M. F. M. "A educação no universo das imagens: tecnologia, cultura, linguagem", [link], Maio.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. (2018) "International Classification of Diseases 11th Revision", https://icd.who.int/en, Maio.
World Health Organization. (2018) "International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF)", [link], Maio.