A identificação de conflitos em sala de aula utilizando Visualização de Informações

  • Carlos Roberto da Silveira Junior Instituto Federal de Goiás http://orcid.org/0000-0003-2891-929X
  • Alex Santos Bandeira Barra Instituto Federal de Goiás
  • Thiago Ferraz do Nascimento Instituto Federal de Goiás
  • Wendi Müller Araújo Instituto Federal de Goias

Resumo


No ambiente escolar constroem-se relações sociais e formam-se grupos. Porém, podem ocorrer conflitos, sendo necessária a intervenção de profissionais de educação para identificar e tentar solucionar tais problemas. Este trabalho propõe um software de visualização de informações que gera representações gráficas de relacionamentos, como ferramenta de apoio diagnóstico. Para tanto, definiram-se grafos para a representação visual dos relacionamentos e representou-se diferentes tipos de relações entre os alunos. Como resultado, psicólogos e pedagogos puderam registrar inferências e destacaram que os grafos facilitam a percepção das relações sociais, demonstrando que o aplicativo pode ser uma ferramenta de apoio útil.

Palavras-chave: visualização de informações, grafos, relações sociais

Referências

Carvalho, E. S., Marcos, A. F. (2021) "Visualização de informação", [link], Julho.

Coutinho, E., Bezerra, J., Bezerra, C., & Moreira, L. 2018 Out 28. Uma Análise da Evasão em Cursos de Graduação Apoiado por Métricas e Visualização de Dados. Anais do Workshop de Informática na Escola. [Online] 24:1.

Dondis, D. A. (2003), Sintaxe da linguagem visual, Martins Fontes.

Freud, S. (1969a). Psicologia de grupo e análise do ego. In S. Freud, Edição standard brasileira das obras completas (J. Salomão, trad., vol. 18, pp. 89-179). Rio de Janeiro: Imago.

Graphviz. (2021) "O que é Graphviz?", https://www.graphviz.org/, Julho.

Lakatos, E. M. e Marconi, M.A. (2015), Técnicas de Pesquisa, Atlas, 7ª edição.

Libâneo, J. C. (1998), Democratização da escola pública, Cortez, 20ª edição.

Libâneo, J. C. (2004), Adeus professor, adeus professora? novas exigências educacionais e profissão docente, Cortez, 8ª edição.

Libâneo, J. C. (2012), Ensinar e aprender, aprender e ensinar: o lugar da teoria e da prática em didática. Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo, Cortez.

Martínes, A. M. (2005), Inclusão Escolar: Desafios para o Psicólogo. In Martínes, A. M. (Org). Psicologia Escolar e Compromisso Social: novos discursos, novas práticas, Alínea, p. 95-114.

Malecki, C. K. e Demaray, M. K. (2002). Measuring perceived social support: Development of the Child and Adolescent Social Support Scale. In Psychology in the Schools, v. 39, p. 1–18.

Nascimento, H. A. D. e Ferreira, C. B. R. (2011). Uma introdução à visualização de informações. Visualidades, In Visualidades, v. 9, n. 2, p. 13-43.

Noronha, A. P. P., Nunes, M. F. O., Ambiel, R. A. M. (2007). Importância e domínios de avaliação psicológica: um estudo com alunos de Psicologia. Paidéia, v. 17, n. 37, p. 231-244.

Oliveira, M., França, H., Lopes, M., Silva, A., Neves, Á. (2017). Instrumentos de Visualização da Informação para Avaliação Diagnóstica em Curso de Programação a Distância. Anais do Workshop de Informática na Escola. [Online] 23:1.

Oliveira, P. S. (2000), Introdução à sociologia. São Paulo: Editora Ática.

Plassa, W., Paschoalino, P. A. T., Bernardelli, L. V. (2021). Violência contra professores nas escolas brasileiras. Nova Economia, v. 31, n. 1.

Peres, V. L. A. e Silveira, C. A. (2011). Retratos da realidade escolar: aspectos imediatos e mediados. Construção Psicopedagógica. v. 19, n. 18, p. 87-103.

Reynolds, C. R. e Kamphaus, R.W. (2002), The clinician's guide to the Behavior Assessment System for Children (BASC), The Guilford Press.

Stainback, S. e Stainback, W. (1999), Inclusão: um guia para educadores, Artmed.

Strey, M. N., Kapitanski, R. C. (2011), Educação & Internet: A era da informação e a vida cotidiana, Sinodal.

Yau, N. Visualize Isto: O Guia do FlowingData Para Design, Visualização e Estatística. Rio de Janeiro: Alta Books, 2012.
Publicado
22/11/2021
SILVEIRA JUNIOR, Carlos Roberto da; BARRA, Alex Santos Bandeira; NASCIMENTO, Thiago Ferraz do; ARAÚJO, Wendi Müller. A identificação de conflitos em sala de aula utilizando Visualização de Informações. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 609-618. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218019.