Avaliação Heurística Interdisciplinar e Testes de Usabilidade de um Jogo Sério em Educação Médica

Resumo


Jogos sérios são usados para ajudar alunos e professores no aprendizado. Na área de educação médica, o jogo InsuOnline foi implementado para treinar médicos clínicos a usar a insulina no tratamento do diabetes mellitus, no contexto da Atenção Primária à Saúde. Este projeto teve como objetivo investigar evidências empíricas de problemas no InsuOnline através de avaliação heurística com time interdisciplinar de especialistas em usabilidade e educação médica, e testes de usabilidade tendo estudantes de medicina como usuários do jogo. Os resultados auxiliam a fornecer melhores subsídios para que desenvolvedores possam usar recomendações baseadas em dados empíricos, permitindo a melhoria de técnicas e métodos para o design e avaliação efetiva de jogos sérios.

Palavras-chave: Avaliação Heurística, Teste de Usabilidade, Jogos Sérios

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Publicado
22/11/2021
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SILVA, Mônica F.; FREIRE, André P.; GRACIANO, Míriam M. de C.; GREGHI, Juliana G.; PEREIRA, Marluce R.. Avaliação Heurística Interdisciplinar e Testes de Usabilidade de um Jogo Sério em Educação Médica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 630-641. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218135.